Ocidente usa no Kosovo 'os mesmos esquemas' que utilizou na Ucrânia, diz embaixador russo na Sérvia
03:54 13.12.2022 (atualizado: 06:17 13.12.2022)
© Sputnik / STRINGER / Acessar o banco de imagensPosto de controle de Jarinje, na fronteira administrativa entre Kosovo e a Sérvia, 1 de setembro de 2022
© Sputnik / STRINGER
/ Nos siga no
O embaixador da Rússia na Sérvia, Aleksandr Botsan-Kharchenko, comparou nesta segunda-feira (12) a atual escalada de tensão entre Belgrado e Pristina com o conflito entre Kiev e Donbass.
"Toda a situação, absolutamente toda, e as atitudes de Pristina ante os sérvios no Kosovo lembram, em menor escala, tudo o que aconteceu e está acontecendo na Ucrânia. Os mesmos esquemas, o mesmo comportamento do Ocidente", afirmou o diplomata ao canal de televisão Rossiya 24.
Botsan-Kharchenko salientou que a política territorial das autoridades da república autoproclamada é a razão principal do agravamento da situação na região. Segundo ele, "o desejo de Pristina de dominar 'por qualquer meio', de ocupar todo o Kosovo, inclusive as zonas de população sérvia", são a base do conflito.
O embaixador reiterou que Pristina, devido ao "apoio" que recebe dos EUA e da União Europeia, não abdicará do objetivo de assumir o poder sobre a parte sérvia do Kosovo e privar os sérvios de qualquer poder de decisão em suas zonas de residência na região.
O Kosovo é uma província da Sérvia que unilateralmente declarou sua independência em 2008. Embora os EUA e a maioria de seus aliados reconheçam Pristina, países como a China e a Rússia apoiam Belgrado, continuando a considerar o Kosovo parte integrante da Sérvia.