Suíça lança site para monitoramento de fornecimento de energia em tempo real, diz Conselho Federal
© AFP 2023 / FABRICE COFFRINIBandeira nacional suíça tremula sob o céu azul em Bourg-Saint-Pierre, oeste da Suíça, 21 de junho de 2022
© AFP 2023 / FABRICE COFFRINI
Nos siga no
O governo suíço lançou um site para rastrear o consumo e a produção de energia do país, bem como as importações em tempo real, informou o Conselho Federal Suíço nesta quarta-feira (14).
"O Escritório Federal de Energia publicou hoje um painel de controle incluindo indicadores-chave do estado atual do suprimento de energia da Suíça", disse o conselho em um comunicado.
As autoridades divulgaram que os dados que representam o consumo de eletricidade e gás ou produção local e importações vão ser continuamente atualizados no site energiedashboard.admin.ch.
"Atualmente, [o banco de dados] abrange os setores da eletricidade e do gás. Estão a ser considerados agentes adicionais de energia e outro tipo de informação", acrescenta o comunicado.
Em novembro, as autoridades suíças divulgaram um plano para economizar eletricidade dependendo do nível de ameaça de escassez. Entre as medidas propostas estão limitar a temperatura da água na máquina de lavar a 40 graus Celsius, além de reduzir para 100 quilômetros por hora a velocidade permitida nas rodovias.
Os países ocidentais aumentaram a pressão de sanções sobre a Rússia após o início de sua operação militar especial na Ucrânia. As interrupções na cadeia de abastecimento aumentaram os preços dos combustíveis e dos alimentos em toda a União Europeia (UE), colocando a segurança energética no topo das agendas global e nacional e levando muitos governos europeus a recorrer a medidas de contingência.