- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky: retirada das tropas russas às fronteiras de 1991 é a única maneira de encerrar conflito

© AP Photo / Escritório Presidencial da UcrâniaVladimir Zelensky, presidente ucraniano, vai a reunião com Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (fora da foto), em Kiev, Ucrânia, 1º de maio de 2022
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, vai a reunião com Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (fora da foto), em Kiev, Ucrânia, 1º de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2022
Nos siga no
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse nesta quinta-feira (15) que a única maneira de encerrar as hostilidades na Ucrânia é a Rússia retirar suas tropas para as fronteiras estabelecidas em 1991, após o fim da União Soviética.

"Se ele [o presidente russo, Vladimir Putin] se retirar para as fronteiras de 1991 agora, então o possível caminho da diplomacia começará. Isso é quem pode transformar o conflito de um caminho militar para um diplomático. Só ele pode fazer isso", disse Zelensky em entrevista à revista The Economist.

Navio russo lança míssil contra infraestrutura da Ucrânia em 10 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Operação militar especial russa
Analista: 'Zelensky não se importa mais com solução do conflito nem com população civil ucraniana'
No início de dezembro, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que Washington está focada em ajudar a Ucrânia a devolver os territórios supostamente tomados pela Rússia.
Em 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia em resposta aos pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL).
As delegações russa e ucraniana se envolveram em rodadas de negociações de paz desde então, mas as negociações foram interrompidas em maio deste ano.
Em novembro, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Kiev estava em uma escalada, não em negociações de paz.
Em dezembro, o Kremlin expressou concordância com as declarações dos EUA de que a resolução da situação deve ser baseada em uma paz justa e de longo prazo, mas, ao mesmo tempo, Moscou disse que ainda não via perspectivas de negociações sobre o acordo.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em 17 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2022
Panorama internacional
'Ataques contra o território da Rússia': o que está por trás das palavras de Zelensky ao G7?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала