Foguete sul-coreano realiza com sucesso 1º teste no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão
04:11 16.12.2022 (atualizado: 06:33 16.12.2022)
© Foto / InnospacecorpCentro de Lançamento de Alcântara promove com sucesso primeiro teste do foguete sul-coreano HANBIT-TLV
© Foto / Innospacecorp
Nos siga no
Na quinta-feira (15), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou com sucesso o primeiro teste vertical do foguete sul-coreano HANBIT-TLV.
O veículo da Innospace chegou ao aeroporto de São Luís no dia 4 de dezembro, sendo transportado até o CLA, onde foi levado à Área 1, também conhecida como SISPLAT/VLS, onde foi montada a plataforma de lançamento, informou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Mais imagens obtidas pelo Space Orbit do HANBIT-TLV sendo colocado movimentado em Alcântara!
— Pedro Pallotta - Space Orbit (@PallottaPedro) December 15, 2022
Ficaremos ligados em qualquer informação que sair a respeito!#SpaceOrbitNews pic.twitter.com/OiRrRMtDGo
A operação de lançamento tem a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, e da Innospace, startup sul-coreana de veículos lançadores de satélites.
O HANBIT-TLV é o primeiro veículo lançador de satélites de uma empresa privada estrangeira a utilizar o CLA, resultado da parceria entre a FAB e a empresa sul-coreana.
O foguete envolvido na operação de lançamento, batizada de Astrolábio, conta com o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvido por militares e profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), unidade pertencente à FAB.
URGENTE: Foguete HANBIT-TLV no pad direto do Centro de Lançamento de Alcântara! Conseguimos imagens com exclusividade do veículo sendo preparado para voo. Estamos dentro da janela que vai até dia 21 e estamos tentando conseguir uma transmissão da @innospacecorp #SpaceOrbitNews pic.twitter.com/zr321jx8Hm
— Pedro Pallotta - Space Orbit (@PallottaPedro) December 15, 2022
O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, e pode ser um grande passo para o Brasil conquistar sua independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.
O teste antecede o primeiro lançamento, a partir do CLA, em um contrato com a empresa, que deve ser realizado até o dia 21 de dezembro.