Exército do Brasil atinge novo patamar tecnológico com chegada do 1º drone Nauru 1000C (VÍDEO)
© Foto / Comando Militar do Sudeste / Exército BrasileiroAviação do Exército Brasileiro recebeu o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Nauru 1000C
© Foto / Comando Militar do Sudeste / Exército Brasileiro
Nos siga no
A aviação do Exército Brasileiro recebeu o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Nauru 1000C, ampliando as capacidades do Exército em operações de monitoramento de fronteira terrestre.
O Exército Brasileiro recebeu o primeiro SARP categoria 2 no dia 12 de dezembro, contando com a presença do comandante militar do Sudeste, o general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
"Está colocando o Exército Brasileiro em outro patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos [...]", afirmou o general.
A chegada do drone vai ajudar as forças brasileiras nas operações na faixa de fronteira, operações em ambientes urbanos e operações convencionais.
De acordo com o Exército Brasileiro, o drone Nauru 1000C tem peso máximo de decolagem de 150 quilos, quase oito metros de envergadura, três de comprimento e pode atingir uma velocidade de até 110 quilômetros por hora, além de ter uma autonomia de dez horas de operações diurnas ou noturnas.
A Aviação do Exército recebeu o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) NAURU 1000C, ampliando as capacidades do Exército em operações de monitoramento de fronteira terrestre.#BraçoForte#MãoAmiga#ProteçãodeFronteiras pic.twitter.com/rTYvo6lERL
— Exército Brasileiro 🇧🇷 (@exercitooficial) December 16, 2022
Além disso, o Nauru conta com sistema de câmeras potentes, oito motores com baterias independentes, permitindo decolagens e pousos verticais automáticos, bem como manobras em ambientes críticos e confinados.
O equipamento pode realizar diversos tipos de monitoramento aéreo com grande versatilidade, pois foi desenvolvido para missões que exigem operações em cenários diversos, suportando chuva fina, leve ou neblina.