Som de 'demônio de poeira' é captado pela 1ª vez em Marte
© Foto / NASA/JPL/UArizonaRedemoinho de poeira registrado em superfície de Marte em 2012 de 20 quilômetros de altura
© Foto / NASA/JPL/UArizona
Nos siga no
A NASA revelou ter captado pela primeira vez o som de um "demônio de poeira" em Marte, fenômeno que ocorre com elevada frequência no planeta.
A gravação foi feita em setembro de 2021 pela sonda Perseverance, que explora o Planeta Vermelho desde fevereiro do mesmo ano.
A Perseverance foi a primeira sonda a alcançar a superfície de Marte com um microfone funcional conectado, sendo parte de um conjunto de ferramentas de gravação na sonda conhecido como SuperCam.
🔊 Take a listen: I’ve captured the first audio recording of a dust devil on Mars. They happen fairly often around here, but without warning, they’re not always easy to catch. But with a bit of, ahem – perseverance – it’s possible!
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) December 14, 2022
Read more: https://t.co/Ow6EJrhOrl pic.twitter.com/MRBye7qC91
Os especialistas esperam aprender mais coisas usando o som do que com algumas outras ferramentas.
Além disso, estima-se que o tamanho do demônio de poeira era de aproximadamente 25 metros de largura e 118 metros de altura.
O fenômeno se trata de um redemoinho de poeira, que também acontece no planeta Terra, com a particularidade de em Marte o som ser menos audível, devido à atmosfera menos espessa do planeta.