Lukashenko apela ao Ocidente para 'ouvir a voz da razão' e retomar o diálogo sobre segurança
© Sputnik / Pool / Acessar o banco de imagensO presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, antes das negociações em Minsk, em 19 de dezembro de 2022
© Sputnik / Pool
/ Nos siga no
O presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, expressou sua esperança de que o Ocidente "ouvisse a voz da razão" e de que um diálogo construtivo sobre segurança fosse retomado. Ele acrescentou que, apesar de "algumas arestas", Minsk e Moscou estão encontrando respostas para todas as ameaças.
"Rússia e Belarus, como Vladimir Vladimirovich [presidente russo] e eu costumamos dizer, estão abertas ao diálogo com outros Estados, inclusive europeus. Espero que eles ouçam logo a voz da razão e comecemos a ter conversas construtivas tanto na segurança comum quanto na futura ordem mundial", disse o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, em uma reunião prolongada com seu colega russo, Vladimir Putin.
O presidente belarusso afirmou ainda que, apesar de "algumas arestas", Belarus e Rússia encontram respostas para todas as ameaças. Ele acrescentou que, graças a medidas conjuntas, Minsk e Moscou conseguiram evitar possíveis consequências negativas das sanções ocidentais.
"Graças às medidas conjuntas, em geral conseguimos superar os possíveis efeitos negativos da pressão das sanções. Especialistas de Belarus e da Rússia trabalharam duro nos programas da aliança. O progresso é observado em quase todas as áreas", disse ele.
Em suas palavras, os tempos difíceis exigem que os países tenham vontade política e foco na obtenção de resultados em todos os temas da agenda bilateral.
"Esta é a nossa resposta. O lugar que os nossos países ocupam amanhã no novo sistema de coordenadas internacionais vai depender do sucesso que tivermos neste trabalho", declarou o mandatário.