Netanyahu diz que conseguiu formar novo governo em Israel
© AP Photo / Oren ZivBenjamin Netanyahu, ex-primeiro-ministro israelense e chefe do partido Likud, fala com seus apoiadores após os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna para a eleição parlamentar israelense na sede de seu partido em Jerusalém, quarta-feira, 2 de novembro de 2022

© AP Photo / Oren Ziv
Nos siga no
Benjamin Netanyahu, presidente do partido Likud, informou ao presidente israelense, Isaac Herzog, nesta quarta-feira (21) que conseguiu formar um novo governo.
Conforme informou o portal de notícias Haaretz, Netanyahu disse a Herzog em um telefonema que agora ele tem assentos suficientes para construir uma maioria na legislatura de 120 membros, podendo retornar ao posto de primeiro-ministro.
A cerimônia de posse do novo gabinete deve ocorrer até 2 de janeiro, sendo 27 ou 28 de dezembro uma data provável para a cerimônia, segundo o portal.
Netanyahu, cujo partido venceu as eleições parlamentares antecipadas em 1º de novembro, recebeu do presidente o mandato para formar o novo governo do país em 13 de novembro. O mandato expiraria em 11 de dezembro, mas Herzog o estendeu por dez dias, até 21 de dezembro.
Netanyahu serviu como primeiro-ministro de Israel de 1996 a 1999 e de 2009 a 2021.