- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aumento do orçamento da Defesa dos EUA para combater China é de alto risco, diz mídia

© MANDEL NGAN/AFPJoe Biden, presidente dos EUA, durante reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping (fora da foto), em 2021
Joe Biden, presidente dos EUA, durante reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping (fora da foto), em 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2022
Nos siga no
Especialistas citados pelo jornal Global Times destacaram que o aumento do orçamento da Defesa dos Estados Unidos e do Japão para conter a China deve ser considerado uma ação de alto risco.
Na sexta-feira (23), os EUA e o Japão anunciaram o aumento em seus orçamentos de defesa para 2023, citando a situação de Taiwan como um dos motivos para os elevados gastos.
Os especialistas destacaram que os dois países deixaram claro que estão se preparando para interferir militarmente nas questões de Taiwan, o que exigirá uma mudança na prontidão de combate da China.
O orçamento recorde anunciado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, envolve fundos de apoio à Ucrânia e a Taiwan.
Seguindo os passos dos "líderes" Estados Unidos, o Japão também anunciou um orçamento recorde para o país, chegando aos US$ 51 bilhões (R$ 263 bilhões).
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, antes de encontro com Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, EUA, 23 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2022
Panorama internacional
EUA não devem espetar faca na China enquanto falam de diálogo, diz Pequim
De acordo com a mídia chinesa, as medidas japonesas podem desencadear ações de outros países, já que o aumento das capacidades do Japão pode criar desafios de segurança para China, Coreia do Norte e Rússia.
O especialista Wei Dongxu afirmou que os gastos com a defesa citados pelos EUA e Japão indicam que eles estão expandindo suas forças armadas e se preparando para a guerra.
Sendo assim, a China deve estar pronta para se defender, incluindo mudanças nas capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento no ar, terra e mar.
Desta forma, o especialista considera que as ações norte-americanas e japonesas para tentar conter a China podem ser de alto risco e perigosas para os envolvidos na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала