- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assessor econômico do Kremlin considera que pico da onda de inflação mundial 'já ficou para trás'

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Acessar o banco de imagensEconomia (imagem de referência)
Economia (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2022
Nos siga no
A principal onda de inflação mundial, provocada por um forte aumento da oferta monetária na União Europeia (UE) e nos EUA, já passou, disse o assessor de economia da Presidência russa, Maksim Oreshkin, ao canal de televisão RBK.

"A principal onda de inflação mundial já ficou para trás, ela surgiu como consequência de um crescimento repentino da oferta monetária, o que foi um erro óbvio das autoridades econômicas, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia", afirmou Oreshkin.

Segundo o especialista, o aumento exponencial da oferta monetária foi a principal causa do déficit orçamentário dos EUA, em torno de 15% do produto interno bruto (PIB).
"Esse fato desencadeou a inflação, tanto nos Estados Unidos quanto no mundo. Mas neste ano vemos que a oferta monetária nominal começa a diminuir nos EUA. Isso significa que o impulso inflacionário é reduzido a zero, e a dinâmica dos preços tende a estabilizar", acrescentou o assessor.
Gráfico das flutuações dos índices de mercado no pregão da BM&FBovespa, a então bolsa de valores de São Paulo - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2022
O Brasil quebrou? Economista explica ruídos entre governo e equipe de transição na Economia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала