- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul estabelece nova divisão de resposta à ameaça nuclear da Coreia do Norte, diz mídia

© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do SulNesta foto fornecida pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, soldados sul-coreanos operam um canhão automático Vulcan durante um exercício militar em Yangju, Coreia do Sul, 29 de dezembro de 2022
Nesta foto fornecida pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, soldados sul-coreanos operam um canhão automático Vulcan durante um exercício militar em Yangju, Coreia do Sul, 29 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Nos siga no
Os militares da Coreia do Sul lançaram uma nova divisão encarregada de combater as ameaças das armas nucleares e outras armas de destruição em massa da Coreia do Norte, nesta segunda-feira (2), divulgou a agência de notícias Yonhap.
De acordo com a mídia sul-coreana, o Estado-Maior Conjunto realizou uma cerimônia marcando a criação da Diretoria de Combate Nuclear e de Armas de Destruição em Massa, que cria as bases para o lançamento deste "comando estratégico" do país.
O lançamento ocorre depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, levantou a necessidade de um aumento "exponencial" no arsenal nuclear de seu país e renovou os planos para reforçar as capacidades de autodefesa durante a reunião do partido governista na semana passada, aumentando as perspectivas de provocações contínuas já no início de 2023.
A nova diretoria se originou do Centro de Resposta Nuclear e de Armas de Destruição em Massa sob a Diretoria de Planejamento Estratégico do Estado-Maior Conjunto, mas acabou ganhando uma estrutura separada com funções adicionais em informação, operação e desenvolvimento de força e combate graças à tensão regional na península da Coreia para lidar com as provocações contínuas de Pyongyang. Com isso, o comando estratégico passa a ter uma abrangência maior em suas competências, com maior autonomia.
A nova diretoria vai liderar os esforços de Seul para desenvolver seu sistema de defesa de "três eixos" — que consiste em punir, retaliar e incapacitar a liderança da Coreia do Norte em caso de conflito; criar uma plataforma de ataque preventivo; e, aprimorar o sistema de defesa aérea e de mísseis — com objetivo de supervisionar o gerenciamento integrado de capacidades nos domínios espacial, cibernético e do espectro eletromagnético.

"[Nós] daremos o nosso melhor para estarmos equipados em um estágio inicial com uma postura para responder imediatamente a qualquer ameaça nuclear e de mísseis do Norte, bem como capacidades de resposta que possam subjugar o inimigo", disse o major-general Park Hu-soung, chefe inaugural do novo corpo estratégico de Seul.

Yoon Suk Yeol, então candidato presidencial do principal Partido do Poder Popular da oposição, fala durante uma coletiva de imprensa na sede do partido em Seul, Coreia do Sul, 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Panorama internacional
Presidente sul-coreano: as pessoas estão fartas de cúpulas 'apenas para shows' entre o Norte e o Sul
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала