- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

64% dos americanos acreditam que poder global de Washington diminuirá em 2023, aponta pesquisa

© Mandel NganBandeira dos EUA em frente ao Capitólio dos EUA, em Washington, em 14 de janeiro de 2022 (foto de arquivo)
Bandeira dos EUA em frente ao Capitólio dos EUA, em Washington, em 14 de janeiro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2023
Nos siga no
A maioria dos cidadãos americanos encara 2023 com perspectivas pessimistas sobre economia, política e segurança para o país, de acordo com uma pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta terça-feira (3).
De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados acreditam que o poder global de Washington diminuirá neste ano. Além disso, 85% não esperam um ano pacífico, e sim de conflitos e discordâncias globais.
Com relação a atores internacionais, os americanos dizem temer mais o crescimento político e econômico da China do que o da Rússia. Para 73%, 2023 será um ano em que Pequim ampliará seu poderio sobre o mundo. Com relação a Moscou, a taxa verificada foi de 35%.
Segundo a pesquisa, 80% preveem maiores problemas econômicos nos Estados Unidos, como aumento de impostos e maior déficit orçamentário, enquanto 60% acreditam que a inflação vai subir ainda mais e o mercado de ações vai continuar em queda.
© AP Photo / Susan WalshJoe Biden, presidente dos EUA, fala na Casa Branca, em Washington, nos EUA, em 8 de dezembro de 2022
Joe Biden, presidente dos EUA, fala na Casa Branca em Washington, EUA, 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2023
Joe Biden, presidente dos EUA, fala na Casa Branca, em Washington, nos EUA, em 8 de dezembro de 2022. Foto de arquivo
A pesquisa digital, realizada de 5 a 19 de dezembro, também revelou que 53% dos americanos estimam que o desemprego vai aumentar, 90% preveem conflito político interno, 72% preveem aumento da criminalidade e 56% creem em muitas greves trabalhistas.
De acordo com o instituto, a identificação partidária é o maior diferenciador demográfico nas previsões para 2023, com os democratas mais propensos do que os republicanos a oferecer previsões positivas, já que Joe Biden, do Partido Democrata, é o atual presidente.
Segundo os pesquisadores, esse "é um fenômeno típico" nos EUA, em que a parte da população que se identifica com o partido do presidente em exercício tende, em geral, a ter perspectivas mais otimistas.
O lado do Senado do Capitólio é visto em Washington, enquanto os legisladores correm para concluir a aprovação de um projeto de lei para financiar o governo antes do prazo final da meia-noite de sexta-feira, no Capitólio em Washington, 22 de dezembro 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2023
Panorama internacional
Chefe da Polícia do Capitólio dos EUA alerta sobre ameaça de motim semelhante ao ataque de 2021
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала