Tropas da Ucrânia ignoram cessar-fogo anunciado pela Rússia bombardeando Donetsk
© AP Photo / Efrem LukatskySoldados ucranianos abrem fogo com um obuseiro M777 fornecido pelos EUA contra posições russas na República Popular de Donetsk (RPD), em 18 de junho de 2022
© AP Photo / Efrem Lukatsky
Nos siga no
Forças da Ucrânia ignoraram o cessar-fogo anunciado pelo presidente russo Vladimir Putin e, menos de um minuto após a trégua entrar em vigor, bombardearam uma área residencial na cidade de Donetsk, de acordo com as autoridades locais. A trégua deve durar do meio-dia de 6 de janeiro até meia-noite de 7 de janeiro.
Em uma postagem no Telegram nesta sexta-feira (6), o Centro Conjunto de Controle e Coordenação (JCCC, na sigla em inglês), um grupo de monitoramento que rastreia os ataques às regiões de Donbass, informou que as forças de Kiev dispararam seis projéteis de 155 mm contra o distrito de Petrovsky, na parte ocidental da cidade. Não houve relatos de vítimas.
De acordo com o JCCC, a Ucrânia realizou ataque menos de um minuto após o cessar-fogo entrar em vigor, acrescentando que meia hora depois ocorreu outro bombardeio na mesma área com lançamento de quatro munições de calibre 155 mm.
Na sexta-feira (6), o Ministério da Defesa da Rússia relatou que, apesar do cumprimento da trégua pelas forças de Moscou, "o regime de Kiev continuou ataques de artilharia em povoados e posições de tropas russas".Acrescenta-se que forças russas haviam suprimido várias posições de artilharia ucraniana que estavam envolvidas no bombardeio ao longo de todo o front.
Por sua vez, Martin Griffiths, subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos humanitários, saudou o cessar-fogo por parte da Rússia dizendo que isso permitirá enviar ajuda humanitária para onde ela não conseguia chegar antes. Segundo ele, o cessar-fogo possibilitará o envio de assistência humanitária às pessoas que a ONU não conseguiu chegar por causa dos combates intensos.