- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Após anúncio da Alemanha de envio de veículos táticos à Ucrânia, Kiev pede 'ação alemã mais rápida'

© AP Photo / Joerg SarbachO comandante do tanque Rene Schulz senta-se em um veículo de combate alemão de infantaria "Marder" (foto de arquivo)
O comandante do tanque Rene Schulz senta-se em um veículo de combate alemão de infantaria Marder (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2023
Nos siga no
Dias após a Alemanha anunciar que forneceria a Kiev 40 veículos de combate de infantaria Marder, o embaixador da Ucrânia em Berlim, Aleksei Makeiev, alertou contra atrasos nas decisões sobre o apoio militar alemão.
Makeiev disse que o sistema de defesa aérea Iris-T e os tanques antiaéreos Gepard fornecidos anteriormente por Berlim "já mostram um resultado fantástico" na interceptação de mísseis e drones russos, e os veículos de combate Marder "beneficiarão enormemente nossas forças terrestres", relata a Bloomberg.
No entanto, o embaixador sublinhou que apesar de ser compreensível que o governo de Olaf Scholz queira coordenar as decisões com seus parceiros, "é fundamental não hesitar muito em fornecer armas [...]", afirmou Makeiev citado pela mídia.
Soldados ucranianos abrem fogo com um obuseiro M777 fornecido pelos EUA contra posições russas na República Popular de Donetsk (RPD), em 18 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2023
Operação militar especial russa
Tropas da Ucrânia ignoram cessar-fogo anunciado pela Rússia bombardeando Donetsk
Em comunicado conjunto realizado após conversa telefônica entre Scholz e Joe Biden na quinta-feira (5), os EUA e a Alemanha anunciaram o envio de veículos de combate para a Ucrânia e um segundo sistema de mísseis de defesa aérea Patriot.
É a primeira vez que esse tipo de carro de combate blindado de fabricação ocidental, o Mader, será enviado a Kiev, o que representa um reforço significativo no poder de fogo do governo de Vladimir Zelensky.
Ao mesmo tempo, representa uma escalada significativa do apoio militar ocidental à Ucrânia. Também na quinta-feira (5), a França disse que enviaria seus blindados de reconhecimento AMX-10 RC para as forças de Kiev.
Moscou criticou a atitude alemã dizendo que o encaminhamento dos veículos ao território ucraniano, relembrando o passado histórico entre as duas nações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала