AGU pede ao STF prisão de Anderson Torres e envolvidos na invasão; 170 são presos, diz mídia
18:54 08.01.2023 (atualizado: 23:37 08.01.2023)
© Folhapress / Pedro LadeiraO então ministro da Justiça, Anderson Torres, conversa com o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante evento. Brasília (DF), 14 de dezembro de 2021
© Folhapress / Pedro Ladeira
Nos siga no
Neste domingo (8), a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão em flagrante de todos os envolvidos nas invasões ocorridas nas sedes dos três Poderes, em Brasília. Segundo relatos da mídia, pelo menos 170 pessoas já foram presas.
Além do pedido de prisão para os envolvidos, a AGU pediu a prisão do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, exonerado do cargo de secretário de Segurança do Distrito Federal neste domingo (8).
No pedido, a AGU solicita ao STF que determine às autoridades cabíveis a devida apuração e responsabilização civil e criminal pelos atos, incluindo agentes públicos, e a realização de perícia e outros atos necessários à coleta de prova. O pedido foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.
© AFP 2023 / EVARISTO SAApoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadem o Congresso Nacional em protesto contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empossado em 1º de janeiro de 2023. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadem o Congresso Nacional em protesto contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empossado em 1º de janeiro de 2023. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023
© AFP 2023 / EVARISTO SA
No fim da tarde deste domingo (8), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou intervenção federal na segurança pública do DF diante das invasões bolsonaristas dos prédios públicos em Brasília.
O interventor nomeado foi o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, considerado aliado de confiança do ministro da Justiça, Flávio Dino.