- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaristas planejam bloqueios em refinarias, e Petrobras prepara reforço na segurança

© Foto / André Motta de Souza / Agência PetrobrasEsferas de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras. Duque de Caxias (RJ), 20 de março de 2013
Esferas de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras. Duque de Caxias (RJ), 20 de março de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Nos siga no
Após a invasão dos prédios das sedes dos três Poderes, em Brasília, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planejam bloquear refinarias pelo país em seus atos considerados antidemocráticos.
O senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar a Petrobras no próximo período, usou as redes sociais para alertar sobre o plano de bolsonaristas contra as unidades de refino espalhadas pelo país.
Prates disse que conversou com o presidente em exercício da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, sobre a segurança das refinarias em razão de mensagens que circulam nas redes sociais e das invasões realizadas por bolsonaristas em Brasília neste domingo (8).

"O presidente em exercício da Petrobras informou que as equipes de segurança foram acionadas, bem como a segurança pública, e que as equipes da empresa [estão] reavaliando a situação a cada momento. [Há] Preocupação com Reduc [Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro], Replan [Refinaria de Paulínia, em São Paulo], Revap [Refinaria Henrique Lage, em São Paulo], Refap [Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul], que estão nas postagens de convocação".

"Também estou conversando com o ministro [da Justiça] Flávio Dino e com os governadores de alguns dos estados que poderiam ser afetados por movimentações indevidas em refinarias e terminais por parte de terroristas e vândalos na sequência dos eventos de Brasília", completou.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também alertou sobre os riscos que as unidades enfrentam. Segundo a entidade, a Reduc é o primeiro alvo.
Homem quebra janela do Palácio do Planalto durante manifestação em Brasília (DF), em 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Notícias do Brasil
'A rigor, todas aquelas pessoas deveriam ser presas', diz jurista após invasões em Brasília

"Gravíssimos os atos terroristas hoje [8] em Brasília dos fascistas bolsonaristas, que atacaram a democracia brasileira. Enquanto isso, o então secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, agora exonerado, estava nos Estados Unidos reunido com Jair Bolsonaro. Torres, o conivente, tem que ser preso, assim como todos os responsáveis pelos crimes", ressaltou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Em razão das mensagens de convocações que circulam nas redes sociais, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou o reforço da segurança e do monitoramento de prédios públicos no Rio de Janeiro.

"Determinei, desde ontem, que as forças de segurança do RJ monitorem possíveis pontos e alvos de manifestações, em especial a refinaria de Duque de Caxias e o centro do Rio de Janeiro. Há pouco, designei que as polícias Militar e Civil reforcem a segurança em prédios públicos, além de colocar mais agentes em prontidão. Reitero meu compromisso com a ordem democrática. O RJ será firme na defesa dos princípios que devem nortear uma nação e o Estado de direito", anunciou Castro.

Outro alvo dos manifestantes é a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), do Grupo Atem, a única da região Norte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала