- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Biden condena violência e ataque às instituições no Brasil em telefonema a Lula, que visitará EUA

© AP Photo / Patrick SemanskyJoe Biden, presidente dos Estados Unidos, discursa em 21 de março de 2022 (foto de arquivo)
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, discursa em 21 de março de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Nos siga no
Em conversa telefônica com seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou a violência e o ataque às instituições promovidas por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8).
Segundo comunicado do governo federal do Brasil, Biden transmitiu "apoio incondicional à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro", que elegeu Lula nas eleições de 2022.
Para estreitar os laços e ampliar o diálogo entre os países, o presidente estadunidense convidou Lula para visitar Washington no início de fevereiro. O presidente brasileiro confirmou que irá.
"O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança", afirma o comunicado do governo.
A conversa ocorreu na tarde desta segunda-feira (9), antes da reunião do presidente com governadores, à noite.
Polícia dispersa manifestantes pró-Bolsonaro no Brasil   - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Panorama internacional
Kremlin: condenamos as ações dos manifestantes e apoiamos os esforços de Lula para restaurar a ordem
Inconformados com o resultado das eleições, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o prédio do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), na capital brasileira, no domingo (8).
Apenas à noite, após decreto de intervenção federal na segurança pública assinado pelo presidente, o Estado retomou o controle das instituições.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que 209 pessoas foram presas em flagrante no domingo (8), em meio aos atos de vandalismo.
Nesta segunda, após a desmobilização dos acampamentos bolsonaristas em frente à sede do Exército, mais 1.200 pessoas foram presas e estão sendo ouvidas. Elas foram acomodadas na academia da Polícia Federal e estão sendo ouvidas por 50 equipes de policiais e investigadores.
Segundo o ministro, até o momento foram presas aproximadamente 1.500 pessoas.
Vidro do Palácio do Planalto quebrado após a invasão à sede do Executivo promovida por bolsonaristas radicais. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Notícias do Brasil
Direita extremada fará do 3º mandato de Lula o mais difícil de todos, diz cientista política
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала