- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Plano de paz' de Zelensky não tem nada a ver com a realidade, denuncia diplomata russo na ONU

© AP Photo / John MinchilloVasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Nos siga no
O "plano de paz" proposto por Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, não tem nada a ver com a realidade, disse Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o diplomata russo na ONU, o governo de Zelensky "sempre vem com várias ideias extravagantes", incluindo um "plano de paz" ​​de dez pontos "que nada tem a ver com a realidade".
Os comentários endossam as declarações do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, que chamou a ideia da Ucrânia de uma "cúpula de paz" de uma campanha de relações públicas dos EUA.
Segundo ele, a Ucrânia está promovendo sua ideia de organizar uma Cúpula da Paz, mas é apenas uma tentativa de reconquistar a simpatia do público ocidental.
"Claramente, esta é apenas uma tentativa de ganhar a simpatia do público ocidental, que está cada vez mais fazendo perguntas inconvenientes sobre para onde está indo o dinheiro fornecido a Kiev."
As bandeiras dos estados da ONU, dentre elas, a do Brasil, tremulam em frente ao prédio do Centro Internacional com sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, Áustria, 24 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2022
Panorama internacional
ONU: cúpula sobre paz na Ucrânia só é possível com consentimento da Rússia
O diplomata disse que Moscou quer negociações pacíficas se isso ajudar a garantir que nenhuma ameaça venha do território ucraniano no futuro. Entretanto, se isso não for alcançado, Moscou chegará aos seus objetivos por meios militares.
No final de dezembro, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse que as autoridades de Kiev gostariam de realizar uma "cúpula de paz" em fevereiro de 2023.
O governo ucraniano ainda manifestou interesse para que os debates ocorressem "preferencialmente na plataforma da ONU", sob a supervisão do secretário-geral da entidade, António Guterres.
© Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, à margem da cúpula dos líderes do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 15 de novembro de 20222
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, à margem da cúpula dos líderes do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 15 de novembro de 20222 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, à margem da cúpula dos líderes do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 15 de novembro de 20222
Como observou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, um plano que não leva em consideração as realidades atuais, com a entrada de novas regiões na Rússia, não pode ser considerado pacífico.
Em meados de novembro do ano passado, o presidente da Ucrânia, dirigindo-se aos participantes da cúpula do G20, anunciou uma fórmula de dez pontos.
A lista de suas propostas incluía "garantir a segurança radioativa, nuclear, alimentar e energética da Ucrânia, além da libertação de todos os prisioneiros, a restauração da integridade territorial ucraniana e a retirada das tropas russas".
Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa após reunião com seu homólogo etíope, Demeke Mekonnen, em Adis Abeba, Etiópia, 27 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2022
Panorama internacional
'Fórmula de paz' de Zelensky é ilusória e inaceitável, diz chanceler da Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала