País da África Oriental assina acordo com China para lançamento de satélites e foguetes
14:03 14.01.2023 (atualizado: 14:35 14.01.2023)
© AP Photo / Mulugeta AyenePessoas assistem ao lançamento do primeiro microssatélite da Etiópia (ETRSS-1) no Observatório Entoto, nos arredores da capital Adis Abeba (foto de arquivo)
© AP Photo / Mulugeta Ayene
Nos siga no
O Djibuti, país localizado na África Oriental, assinou nesta semana um acordo de US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões) com o Grupo de Tecnologia Aeroespacial de Hong Kong (HKATG, na sigla em inglês) para construir plataformas de lançamento de satélites.
O presidente do país, Ismail Omar Guelleh, anunciou que o projeto se destina ao "desenho e operação de plataformas de lançamento de satélites e foguetes" e que os trabalhos para sua concretização "durarão cinco anos".
Je suis fier d’annoncer un accord préalable de partenariat technologique avec Hong Kong Aerospace Technology Group pour la conception et l'exploitation de plateformes de lancement de satellites et de fusées à Djibouti. Ce projet coûtera un milliard de dollars et durera cinq ans. pic.twitter.com/bhqzRn5vhg
— Ismail Omar Guelleh (@IsmailOguelleh) January 9, 2023
A iniciativa "inclui ainda a construção de um porto e uma autoestrada de prestígio internacional na região de Obock, no norte, para o transporte de materiais necessários ao desenvolvimento das infraestruturas aeroespaciais", acrescentou o presidente.
Guelleh disse estar satisfeito com o fato de Djibuti "se comprometer com este promissor projeto de desenvolvimento tecnológico e energético". Em suas palavras, o acordo prevê "a concessão definitiva das infraestruturas construídas" em seu país "após 30 anos de gestão compartilhada".
Também nesta semana, o novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, iniciou uma turnê por cinco países africanos. Na quarta-feira (14), o chanceler esteve na Etiópia, onde assinou vários acordos no país. De lá, seguiu viagem rumo a outros países, nomeadamente Gabão, Angola, Benin e Egito.