Reino Unido retira embaixador do Irã em protesto contra execução de acusado de espionar para Londres
00:39 15.01.2023 (atualizado: 00:43 15.01.2023)
© AP Photo / Vadim GhirdaO secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, participa do segundo dia da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bucareste, Romênia, 30 de novembro de 2022
© AP Photo / Vadim Ghirda
Nos siga no
No sábado (14), o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, disse que Londres retirou temporariamente o embaixador britânico do Irã devido à execução do ex-vice-ministro da Defesa com cidadania britânica-iraniana Alireza Akbari.
Cleverly usou as redes sociais para publicar a posição da chancelaria britânica, acrescentando que sanções contra cidadãos iranianos foram impostas como resposta.
We’re holding the regime to account. The UK has today:
— James Cleverly🇬🇧 (@JamesCleverly) January 14, 2023
- Sanctioned the Iranian Prosecutor General
- Summoned the Charge d’Affaires
- Temporarily recalled the UK Ambassador for consultation.
Our response to Iran is not limited to today. We are reviewing further action.
Estamos responsabilizando o regime. O Reino Unido sancionou hoje o procurador-geral iraniano [Mohammad Jafar Montazeri], convocou o encarregado de negócios e chamou temporariamente o embaixador do Reino Unido para consulta. Nossa resposta ao Irã não está limitada a hoje. Estamos considerando ações adicionais.
Mais cedo, a imprensa iraniana informou que as autoridades iranianas executaram Alireza Akbari sob a acusação de espionagem para a inteligência britânica. No início da semana, Cleverly instou o governo iraniano a anular a sentença de morte de Akbari, sustentando que a decisão tem motivação política e apontando desrespeito à vida humana.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, também condenou a execução de Akbari no Irã dizendo que a medida foi um "ato insensível e covarde."