'Essencial para evitar acidente nuclear': chefe da AIEA alerta Zelensky sobre riscos em usina
23:11 19.01.2023 (atualizado: 23:15 19.01.2023)
© Sputnik / Aleksei KudenkoResultado dos disparos na usina nuclear de Zaporozhie
© Sputnik / Aleksei Kudenko
Nos siga no
Nesta quinta-feira (19), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que discutiu com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, sobre a criação de uma zona de segurança ao redor da usina nuclear de Zaporozhie.
Grossi usou as redes sociais para informar sobre a conversa que ocorreu durante visita do chefe da AIEA a Kiev.
I confirmed to President @ZelenskyyUa the establishment of our support & assistance missions in all #Ukraine’s NPPs. We also continued our discussions on the #Zaporizhzhya safety & security protection zone. Work continues. The zone is essential to prevent a nuclear accident. pic.twitter.com/SDxGq85wSy
— Rafael MarianoGrossi (@rafaelmgrossi) January 19, 2023
Confirmei ao presidente Zelensky o estabelecimento das nossas missões de apoio e assistência em todas as centrais nucleares da Ucrânia. Continuamos também as nossas discussões sobre a zona de segurança e proteção de Zaporozhie. O trabalho continua. A zona é essencial para evitar um acidente nuclear.
Mais cedo nesta quinta-feira (19), Grossi alertou que um acidente em uma das usinas nucleares na Ucrânia poderia acontecer "a qualquer momento".
© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyReatores da usina nuclear de Zaporozhie
Reatores da usina nuclear de Zaporozhie
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
Localizada na margem esquerda do rio Dnipro, a usina de Zaporozhie é a maior central nuclear da Europa em número de unidades e produção. Durante a operação militar russa na Ucrânia, a usina e seu entorno passaram para o controle das forças russas. Desde então, a área foi bombardeada diversas vezes, em ataques atribuídos pela Rússia às forças ucranianas. Kiev, por sua vez, alega que os incidentes são responsabilidade de Moscou.