- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Espanha vai enviar tanques Leopard 2A4 'reaproveitados' para a Ucrânia

CC BY-SA 2.5 / / Leopard 2A4 austríacoTanque Leopard 2A4
Tanque Leopard 2A4 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Nos siga no
O governo espanhol iniciou uma operação para restaurar alguns dos tanques de guerra Leopard 2A4 "reaproveitados" e enviá-los para a Ucrânia, confirmou a ministra da Defesa do país, Margarita Robles. Em meados de 2022, a própria ministra afirmou que não enviaria esses tanques para a Ucrânia porque estavam "em uma situação absolutamente lamentável".
"Já entramos em contato com a indústria porque há uma série de Leopard 2A4 em Zaragoza que estão fora de uso há muito tempo e vamos ver quais poderiam ser colocados em operação para planejar essa entrega", explicou Margarita Robles.
Em suas palavras, o carregamento tem que ser acompanhado por pessoal que conheça sua manutenção, suporte e manuseio, "o que não é fácil".
Vários especialistas dizem que o 2A4 requer uma configuração que levaria cerca de um mês e meio para ser preparada. Além disso, deve levar um mês para treinar os militares ucranianos para operar o blindado.
As unidades a que se referiu a ministra, são tanques usados ​​que a Alemanha vendeu à Espanha em 1995 e que, por falta de fundos, Madrid decidiu guardar até tempos melhores.
A ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, chega para uma reunião dos ministros da Defesa da aliança na sede da OTAN em Bruxelas, 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Panorama internacional
Esforço europeu contra Rússia: Espanha está pronta para coordenar embarques de Leopard para Ucrânia
De fato, o país ibérico conta com 347 Leopard, dos quais 108 são do modelo 2A4, o mais antigo atualmente em funcionamento. Os outros 239 são 2E modernos e poderosos. A Espanha não vai enviar este último, mas o antigo 2A4. A ministra não anunciou o número de tanques que Madrid pode fornecer a Kiev e explicou que a decisão vai ser tomada em coordenação com os restantes países aliados.
No dia 2 de agosto de 2022, Margarita Robles, citada pelo El Mundo, afirmou que o Governo não enviaria os tanques Leopard armazenados na base militar de Saragoça para a Ucrânia porque se encontravam "numa situação absolutamente lamentável".
Na última terça-feira (24), a mídia noticiou que o governo alemão decidiu fornecer uma companhia inteira de tanques Leopard 2 para Kiev.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала