Novas características do gelo de Marte são reveladas na maior bacia de impacto do planeta (FOTOS)
© Foto / CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU BerlinPerspectiva oblíqua de parte da paisagem que compõe Aonia Terra, uma região de planalto nas terras altas do sul de Marte
© Foto / CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU Berlin
Nos siga no
Novas análises do Mars Express da ESA revelam características surpreendentes relacionadas ao gelo na região de Utopia em Marte.
A região de Utopia Planitia é conhecida como a maior bacia de impacto não apenas no Planeta Vermelho, como também no Sistema Solar.
Ela é uma das três maiores bacias no hemisfério norte de Marte, com um diâmetro de aproximadamente 3.300 quilômetros.
A imagem divulgada pela ESA mostra uma parte da Utopia Planitia, a planície que preenche esta colossal e antiga bacia.
© Foto / NASA/MGS/MOLA Science TeamEsta imagem mostra a Utopia Planitia, uma das três maiores bacias no hemisfério norte de Marte, com um diâmetro de aproximadamente 3.300 quilômetros
Esta imagem mostra a Utopia Planitia, uma das três maiores bacias no hemisfério norte de Marte, com um diâmetro de aproximadamente 3.300 quilômetros
© Foto / NASA/MGS/MOLA Science Team
Esta planície foi preenchida com uma mistura de sedimentos, lavas e substâncias voláteis, transportados através da superfície de Marte pela água, vento e outros processos.
Além disso, a Utopia Planitia é uma região rica em gelo, que tem sido encontrado tanto na superfície como nas profundezas marcianas.
Na imagem, a região é visível à esquerda e direita como grandes manchas lisas da superfície conhecidas como "depósitos cobertos".
CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU Berlin / Imagem da topografia codificada em cores da Utopia Planitia. As partes inferiores da superfície são mostradas em azul e púrpura, enquanto as regiões de maior altitude são mostradas em branco e vermelho
Imagem da topografia codificada em cores da Utopia Planitia. As partes inferiores da superfície são mostradas em azul e púrpura, enquanto as regiões de maior altitude são mostradas em branco e vermelho
CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU Berlin /
Estes depósitos são camadas espessas de material rico em gelo e poeira que alisaram a superfície e teriam sido depositados como neve quando o eixo rotacional de Marte era muito mais inclinado.
No centro da imagem ainda é possível ver duas grandes crateras de impacto como dois montes de camada dupla.
Além disso, a segunda maior cratera mostrada na imagem abaixo, mostra uma textura conhecida como "terreno cerebral", onde o material se tornou deformado e distorcido em um padrão concêntrico similar aos complexos padrões e cristas encontrados na superfície do cérebro humano.
CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU Berlin / Vista em perspectiva oblíqua da Utopia Planitia em Marte
Vista em perspectiva oblíqua da Utopia Planitia em Marte
CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU Berlin /
Esta cratera é caracterizada por depressões gratinadas em forma elíptica, com uma profundidade de dezenas de metros.
Estas características são resultado do gelo do solo derretendo ou virando gás, que podem enfraquecer e fazer colapsar a superfície.