Exército do Brasil recebe 2 primeiras viaturas de blindados italianos Centauro II (FOTOS)
CC BY-SA 2.5 / Exército italiano / Blindado Centauro II durante o exercício SIO 2021
CC BY-SA 2.5 / Exército italiano /
Nos siga no
Os dois primeiros blindados serão submetidos a rigorosos testes, cumprindo o estágio de certificação dos requisitos previstos pelo contrato que abarca a entrega de 98 veículos Centauro II à força.
O Exército do Brasil recebeu nesta semana, na Itália, as primeiras duas unidades do Centauro II, o novo blindado de guerra que equipará as tropas brasileiras.
A cerimônia aconteceu em La Spezia, na região italiana da Ligúria, com os blindados sendo recebidas pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Valério Stumpf Trindade, visto na foto abaixo com boina verde ao centro.
Primeiras viaturas Centauro II entregues ao Exército Brasileiro
— Defesa Brasil Notícias (@defesabrasilnot) February 1, 2023
Conforme previsto no contrato assinado com o Exército Brasileiro no âmbito do programa VBC Cav MSR 8×8 (viatura blindada de combate de Cavalaria média sobre rodas), o Consórcio Iveco–OTO... https://t.co/jroPBjhp1Z pic.twitter.com/0K3RzGM6Yg
De acordo com a revista Segurança e Defesa, as duas primeiras unidades serão submetidas a rigorosos testes, cumprindo o estágio de certificação dos requisitos previstos pelo contrato, fase que antecede a produção em série propriamente dita.
- 🇧🇷🇮🇹🪖
— News of War Path - Restructuring Edition (@NewsofWarPath) January 30, 2023
O Exército Brasileiro recebeu hoje os dois primeiros blindados Centauro II. Foi uma cerimônia de entrega simbólica já que os blindados vão realizar testes durante alguns meses antes de embarcarem para o Brasil. pic.twitter.com/C2q9DoECPy
Os blindados fazem parte do consórcio italiano Iveco-Oto Melara, que venceu a concorrência internacional do projeto da viatura blindada de combate de cavalaria média sobre rodas 8X8 do Exército Brasileiro.
A aquisição faz parte de uma estratégia do Exército para renovar a frota já considerada defasada. O valor da compra é de R$ 3,3 bilhões. O lote de 98 unidades faz parte de um pacote de 211 blindados que devem equipar as tropas brasileiras ao fim do contrato, segundo a revista Veja.