- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Stoltenberg diz que China é 'ameaça' à OTAN por avanços militares, como mísseis de longo alcance

© AFP 2023 / HENRIK MONTGOMERYO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, faz um discurso na Conferência anual de Sociedade e Defesa em Salen, Suécia, 8 de janeiro de 2023
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, faz um discurso na Conferência anual de Sociedade e Defesa em Salen, Suécia, 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Nos siga no
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) disse nesta quarta-feira (1º) que a China representa uma ameaça à aliança por suas novas capacidades militares, incluindo mísseis de longo alcance, e maior presença em várias regiões pelo mundo afora.

"O fato de que a Rússia e a China estão se aproximando e os investimentos significativos chineses em novas capacidades militares avançadas apenas sublinha que a China representa uma ameaça, representa um desafio também para os aliados da OTAN", disse Jens Stoltenberg em uma coletiva de imprensa enquanto visitava a Universidade Keio, em Tóquio.

Além disso, Stoltenberg afirmou que Pequim estava investindo fortemente em tecnologias militares avançados, especialmente em mísseis de longo alcance que "podem alcançar todo o território da OTAN", bem como em sistemas de armas nucleares.
"Vemos que a China está se aproximando, os vemos no espaço cibernético, os vemos na África e no Ártico, mas também tentando controlar a infraestrutura crítica na Europa, então essa ideia de que a China não importa para a OTAN está errada", acrescentou.
No início do dia, Stoltenberg disse, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida em Tóquio, que o comportamento da China era "uma questão de séria preocupação" tanto para o Japão quanto para a Aliança Atlântica.
O secretário-geral da OTAN está em visita oficial ao Japão de 31 de janeiro a 1º de fevereiro.
Em junho de 2022, a Aliança Atlântica adotou um novo conceito estratégico em sua cúpula em Madri. O conceito é o documento-chave da organização, que confirma os valores e objetivos da aliança e apresenta a estimativa coletiva da situação de segurança. O conceito de 2022 diz que as "ambições declaradas e políticas coercivas da China desafiam" os interesses, a segurança e os valores da OTAN.
Militares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Panorama internacional
'Diplomacia armamentista' em prol de Kiev já causou danos gravíssimos à Europa, diz negociador russo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала