China envia 23 aeronaves militares e 4 navios para o estreito de Taiwan, diz Taipé
01:24 02.02.2023 (atualizado: 09:06 02.02.2023)
© Foto / Conta WeChat da Frota do Mar do Sul da China do Exército de Libertação Popular (ELP) chinêsPorta-aviões Shandong e seu grupo de ataque em exercícios no mar do Sul da China
© Foto / Conta WeChat da Frota do Mar do Sul da China do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês
Nos siga no
O Ministério da Defesa de Taiwan disse na quinta-feira (2) que as forças armadas da ilha registraram 23 aeronaves militares e quatro navios do Exército de Libertação Popular (ELP) da China se aproximando de Taipé nas últimas 24 horas.
"23 aeronaves ELP e 4 embarcações [da Marinha do ELP] em torno de Taiwan foram detectadas às 6h [horário local] de hoje", disse o ministério no Twitter.
A Defesa de Taiwan acrescentou que 17 aeronaves chinesas, incluindo dois caças J-11, oito J-16, três SU-30 e um drone BZK-005, cruzaram a linha mediana do estreito de Taiwan.
Por sua vez, Taiwan enviou patrulhas aéreas e marítimas para monitorar a situação e implantou sistemas de mísseis terrestres, observou o ministério.
A situação em torno de Taiwan agravou-se significativamente após a visita à ilha em agosto do ano passado pela então presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
A China, que considera a ilha seu território, condenou a visita de Pelosi, vendo nesta etapa o apoio de Washington ao separatismo taiwanês, e realizou exercícios militares em larga escala após o súbito movimento da parlamentar.
20 de novembro 2022, 15:32