Asteroide ilumina céu noturno sobre o canal da Mancha quando entra na atmosfera da Terra (VÍDEOS)
© AP Photo / Teddy Kareta, Matthew Knight / NOIRLab / HandoutPluma de poeira e detritos lançados da superfície do asteroide Dimorphos pela nave espacial DART da NASA após seu impacto em 26 de setembro de 2022
© AP Photo / Teddy Kareta, Matthew Knight / NOIRLab / Handout
Nos siga no
Um pequeno asteroide (meteoroide) com cerca de um metro de diâmetro pode ser observado em diferentes regiões da França, bem como no sul da Inglaterra, na noite de segunda-feira (13), relata Franceinfo.
O objeto, chamado Sar2667, criou um efeito de estrela cadente nas primeiras horas de segunda-feira.
Here are four different views of asteroid #SAR2667 as it enters the atmosphere over Western Europe. #Meteor #France #UK pic.twitter.com/TwGmOrEw2r
— Nahel Belgherze (@WxNB_) February 13, 2023
Aqui estão quatro visões diferentes do asteroide Sar2667 ao entrar na atmosfera sobre a Europa Ocidental.
"Um pequeno asteroide de um metro de diâmetro era especialmente visível sobre o Rouen (Seaside Seine), mas os usuários da Internet também compartilharam um vídeo no qual ele pode ser visto a partir de Paris ou do sul da Inglaterra", disse o canal.
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou em sua conta no Twitter que é um meteoroide chamado Sar2667. A agência previu que seu impacto com a atmosfera da Terra ocorreria por volta das 04h00 (horário local).
A 1-meter meteoroid (small #asteroid) has been detected and is expected to *safely* strike Earth's atmosphere over northern France between 3:50-4:03 CET.
— ESA Operations (@esaoperations) February 12, 2023
In the area? Look out for a #ShootingStar!☄️#Fireball#Sar2667 https://t.co/ul0tAMmXBK
Um meteoroide de 1 metro (pequeno asteroide) foi detectado e espera-se que atinja com segurança a atmosfera da Terra sobre o norte da França entre 3h50-4h03 CET.
Os cientistas previram anteriormente onde a explosão atmosférica do asteroide iria ocorrer. É apenas a sétima vez que eles foram capazes de fazê-lo com sucesso.
O avistamento vem depois que um asteroide fez uma das maiores aproximações da Terra já registradas no mês passado.