- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro italiano diz que proibição da UE à venda de veículos a gasolina e diesel em 2035 é 'míope'

© Sputnik / Natalia SeliverstovaTráfego na Rua Via Millano em Roma, Itália
Tráfego na Rua Via Millano em Roma, Itália - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Nos siga no
O ministro italiano do Desenvolvimento Econômico, Adolfo Urso, chamou a intenção da União Europeia (UE) de abandonar a venda de carros com motores de combustão interna a partir de 2035 de "míope e ideológica".
Na terça-feira, (14) o Parlamento Europeu aprovou um projeto de lei que exige que novos carros de passageiros e veículos comerciais leves na UE produzam zero emissões a partir de 2035, como parte da luta do bloco contra a mudança climática. Na verdade, a medida significa expulsar os carros com motores de combustão interna do mercado da UE.

"A proibição de veículos a gasóleo e gasolina a partir de 2035, aprovada pelo Parlamento Europeu, é fruto de uma visão míope e ainda ideológica que ignora a realidade", disse Urso ao jornal italiano La Stampa.

O ministro italiano acrescentou que esperava que o conflito na Ucrânia mostrasse que não se deve depender dos outros, seja "os combustíveis fósseis russos ontem ou a tecnologia verde da China hoje, sem falar nos metais de terras raras".
A indústria automobilística representa 20% do produto interno bruto da Itália (PIB), gerando 260.000 empregos, disse Urso, acrescentando que a revisão deve ser adiada para 2026, ao abrigo de uma determinada cláusula da legislação, a fim de corrigir erros e deficiências.
O vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, afirmou que a eliminação progressiva dos carros a gasolina e diesel vai ter consequências negativas para os fabricantes e trabalhadores italianos, além de inundar o país com carros chineses.
Carro elétrico - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Panorama internacional
UE aprova proibição de veículos a gasolina e diesel após 2035; ação pode afetar acordo Mercosul-UE
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала