DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rússia desenvolve novo laser militar capaz de detectar pessoas a 18 km

© Sputnik / Aleksei Kudenko / Acessar o banco de imagensDrone da empresa russa ZALA Aero em exibição durante feira militar em Moscou, na Rússia, em 28 de junho de 2019
Drone da empresa russa ZALA Aero em exibição durante feira militar em Moscou, na Rússia, em 28 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Nos siga no
A Rússia desenvolveu um sistema de reconhecimento de última geração capaz de detectar e identificar uma pessoa a uma distância de 18 quilômetros usando um raio laser, disse à Sputnik uma fonte da indústria de defesa.

"O laser é dirigido, reflete, regressa e registra. Ele identifica uma pessoa em uma distância de até 18 quilômetros", disse o especialista.

Segundo ele, o sistema de reconhecimento, detecção e designação de alvos foi desenvolvido com base em soluções elaboradas durante a criação e operação de outro sistema de reconhecimento e designação portátil, o Ironiya. O novo produto teve suas características melhoradas e foi expandida sua funcionalidade.
Caça russo Su-35 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Cientistas russos inventam método de proteção de aeronaves contra mísseis autoguiados
O sistema faz parte de um novo veículo de reconhecimento na base do blindado Taifun (Tufão), que foi desenvolvido para as Forças de Operações Especiais russas. O equipamento no veículo fornece recepção, registro, armazenamento e transmissão dos resultados do reconhecimento.

"Uma bússola embutida, módulo de navegação por satélite e telêmetro registram as coordenadas, que são transmitidas em sinal digital para o receptor. Quando é usado um retransmissor, o alcance da transmissão de dados pode atingir até 400 quilômetros", acrescentou a fonte.

Em dezembro de 2022, combatentes das forças especiais do Distrito Militar Ocidental envolvidos na operação militar especial na Ucrânia disseram à Sputnik que estão usando o sistema Ironiya para direcionar e monitorar os ataques.
O sistema Ironiya se destina a observar e coletar informações sobre o terreno, inclusive a detecção de vários objetos. É equipado com um termovisor e um telêmetro de laser. Ele também pode ser usado para fazer gravações de vídeo, determinar coordenadas de alvos e fornecer designação de alvos para armas de precisão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала