Austrália testa com sucesso protótipo de míssil que poderá fornecer aos aliados no futuro (FOTO)
© AP Photo / Aaron FavilaM142 High Mobility Artillery Rocket System (Himars) dispara um míssil durante exercícios de combate anuais entre o Corpo de Fuzileiros Navais das Filipinas e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Capas, província de Tarlac, norte das Filipinas, em 13 de outubro de 2022. A Austrália anunciou na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, que vai aumentar sua capacidade de defesa gastando mais de 1 bilhão de dólares australianos (R$ 3,5 bilhões) em novos sistemas avançados de mísseis e foguetes, inclusive HIMARS fabricados nos EUA, que foram usados com sucesso pelas Forças Armadas da Ucrânia.
© AP Photo / Aaron Favila
Nos siga no
A empresa de foguetes australiana Black Sky Aerospace (BSA) lançou com sucesso o protótipo de um míssil de longo alcance de um caminhão todo-terreno Mercedes Benz Unimog, relata a mídia australiana ADM. O anúncio foi feito na Exposição Internacional de Defesa de 2023 (IDEX 2023) nos Emirados Árabes Unidos.
O lançamento ocorreu em uma das maiores zonas de treinamento militar privadas do mundo, segundo a empresa, em um local de três milhões de acres que pertence à Black Sky no sudoeste do estado de Queensland.
O míssil de treinamento TM229 Cyclone tem 3,7 metros de comprimento e 229 mm de diâmetro.
Black Sky Tests Long Range Missile Prototype... Read more: https://t.co/fCMuAJdZtl@bsaerospace #LongRange_Missile #Australian #rocket #Aerospace #weapon #InternationalDefenceExhibition #Avalon #Airshow pic.twitter.com/UVBom0JSdo
— Australia in Space (@Aus_in_Space) February 22, 2023
Black Sky testa protótipo de míssil de longo alcance... Leia mais:
O diretor executivo da empresa, Blake Nikolic, disse que o produto é passo seguinte em um desenvolvimento que levou apenas seis meses para passar da ideia a este último e maior lançamento. A BSA está desenvolvendo, refinando e aperfeiçoando suas capacidades para responder aos pedidos do governo sobre mísseis, afirmou Nikolic.
"Este míssil pode se tornar em um foguete de treinamento soberano, econômico e de rápida colocação que pode se alinhar com os planos da Austrália e dos aliados para disparos de longo alcance", disse o diretor.
Anteriormente, a Austrália, juntamente com aliados ocidentais, se envolveu ativamente no fornecimento de armas para a Ucrânia, em particular enviando blindados Bushmaster, obuseiros M777, armas antitanque, munições, drones e equipamento pessoal. Na época, foi relatado que o pacote australiano de ajuda à Ucrânia totalizava mais de A$ 285 milhões (R$ 1 bilhão).
A Austrália também forneceu à Ucrânia 28 blindados M113, que foram desenvolvidos ainda nos anos 50.