- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

China diz que armas fornecidas pelos EUA a Kiev acabam em mãos de criminosos

© AP Photo / Comando de Transporte dos EUA / Oz SuguitanEstivador trabalha em veículo de combate Bradley em centro de transporte logístico das Forças Armadas dos EUA em North Charleston, na Carolina do Sul. EUA, 25 de janeiro de 2023
Estivador trabalha em veículo de combate Bradley em centro de transporte logístico das Forças Armadas dos EUA em North Charleston, na Carolina do Sul. EUA, 25 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
Nos siga no
As armas fornecidas pelos Estados Unidos à Ucrânia são frequentemente contrabandeadas para grupos criminosos na Europa e organizações terroristas em outras regiões, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin nesta quinta-feira (23).
"Os EUA e outros países ocidentais estão continuamente fornecendo armas à Ucrânia, o que não apenas prolonga a crise e cria dificuldades para resolvê-la, mas também leva ao fato de que um grande número de armas e munições fornecidas à Ucrânia são contrabandeadas para criminosos na Europa e outras regiões por meio de grupos criminosos internacionais", disse Wang em entrevista coletiva.
Voluntários treinam com soldados ucranianos na região de Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2022
Operação militar especial russa
Instrutor dos EUA diz que Ucrânia é governada por 'pessoas f*****s': 'Sociedade corrupta'
O porta-voz acrescentou que Washington sempre foi negligente no fornecimento de armas a outros países. Devido a isso, uma grande quantidade de munições não pôde ser rastreada ou caiu nas mãos de organizações terroristas e forças extremistas.
Wang também lembrou, citando o Departamento de Estado dos EUA, que as vendas de armas dos EUA no ano fiscal de 2022 aumentaram quase 50% em comparação com o ano fiscal anterior.
Ele também disse que Washington admitiu que Kiev poderia não saber aonde as armas fornecidas por Washington vão parar.

"Essa é apenas a ponta do iceberg da 'exportação ao estilo americano'. O que os EUA fornecem a outros países não é democracia ou direitos humanos, é empobrecimento, convulsão social e retribuição sangrenta", disse Wang.

Na segunda-feira (20), o Departamento de Defesa dos EUA disse que o valor total da assistência militar dos EUA à Ucrânia ultrapassou US$ 30 bilhões (R$ 153,4 bilhões) desde que o presidente dos EUA, Joe Biden, assumiu o cargo.
Em dezembro de 2022, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, também alertou Washington contra o fornecimento de armas a Kiev, citando o exemplo do Afeganistão, onde grande parte das armas e equipamentos militares abandonados pelos EUA acabaram nas mãos de terroristas e estavam sendo distribuídos pelo mundo todo.
Soldados ucranianos colocam obuseiro M777 fornecido pelos EUA em posição para disparar contra posições russas na região leste da República Popular de Donetsk (RPD), em 18 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Panorama internacional
Pentágono: Ucrânia não mantém controle de armas americanas, faz toda contabilidade no papel
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала