DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Micróbios descobertos no deserto do Atacama dão esperança de encontrar vida alienígena em Marte

© Foto / Pixabay / TheSpacewayMarte (imagem referencial)
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Nos siga no
O tipo de vida microbial desvendada no Chile está criando paralelos com um local no Planeta Vermelho, como concluiu uma equipe de cientistas no deserto do Atacama.
Foram encontrados no Chile fragmentos do DNA de micróbios "desconhecidos da ciência", foram encontrados por pesquisadores.
A descoberta aconteceu no deserto do Atacama, com os organismos descobertos fazendo parte do chamado "microbioma escuro", bactérias "tão estranhas e diferentes" que os pesquisadores não puderam determinar com o que estavam relacionados.
"Em quase metade dos casos, os bancos de dados não podiam dizer claramente o que tínhamos em nossas mãos", explicou Armando Azua-Bustos, microbiologista do Centro de Astrobiologia de Madri, Espanha, e autor principal do estudo publicado na revista Nature Communications. Ele acredita que este material genético, que era proveniente de formas de vida há muito extintas, nunca foi documentado.
O estudo mostra que certas quantidades de vestígios biológicos podem ser extraídas até mesmo de um ambiente tão árido como o deserto do Atacama, que tem semelhanças com as rochas secas em Marte, alimentando assim a continuação da busca contínua por vestígios de vida no Planeta Vermelho.
Um buraco de 2 polegadas de profundidade perfurado pelo rover Curiosity da NASA - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2022
Ciência e sociedade
Rochas marcianas impressionam com revelações nas profundezas de cratera
A título de exemplo, missões que operam em ambientes potencialmente habitáveis, como as Mars Exploration Rovers, Mars Science Laboratory (MSL) e Mars2020 detectaram com câmeras de alta resolução a possível presença de rios e lagos antigos em Marte. No deserto do Atacama, o local da Pedra Vermelha era um delta de rio há mais de 100 milhões de anos, quando dinossauros percorriam o planeta. O local é semelhante a um planalto em Marte dentro da cratera Jezero, que o rover Perseverance está explorando.
"Sabemos que há coisas a detectar", disse Azua-Bustos, acrescentando que os melhores e mais avançados instrumentos de laboratório na Terra estudariam os mistérios das amostras do solo marciano desenterradas pelo rover.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала