EUA cancelam lançamento da nave Crew Dragon por falhas técnicas, segundo NASA
© AP Photo / Joel KowskyFoguete da SpaceX Falcon 9, com a nave espacial Dragon acoplada, na plataforma do complexo de lançamento 39A enquanto prosseguem os preparativos para a missão SpaceX Crew-6. Centro Espacial John F. Kennedy, da NASA, agência espacial norte-americana, Flórida, 25 de fevereiro de 2023

© AP Photo / Joel Kowsky
Nos siga no
O lançamento do foguete Falcon 9 no estado norte-americano da Flórida com a nave espacial tripulada Crew Dragon, marcado para as 03:45 horário de Brasília na segunda-feira (27), foi cancelado, disse a NASA.
Launch Update: Today's #Crew6 launch has been scrubbed due to an issue with ground systems. Stand by for details on a new launch date and time. https://t.co/149FPqMrnu pic.twitter.com/1PSYsjCGpL
— NASA (@NASA) February 27, 2023
Atualização de lançamento: O lançamento de hoje da Crew-6 foi cancelado devido a um problema com os sistemas terrestres. Aguarde por detalhes sobre uma nova data e horário de lançamento.
Segundo a SpaceX, a tripulação está bem.
"O descarregamento de combustível começou, antes do desembarque da tripulação", informou a SpaceX no Twitter.
A tripulação da Dragon é constituída por dois astronautas da NASA – o comandante Stephen Bowen e o piloto Warren Hoburg –, o astronauta dos EAU Sultan Al Neyadi e o cosmonauta russo Andrei Fedyaev. É o primeiro voo espacial para Andrei, Hoburg e Al Neyadi.
Andrei Fedyaev voa a bordo da nave norte-americana no âmbito de um acordo assinado pela Corporação Estatal de Atividades Espaciais russa Roscosmos e NASA no ano passado sobre voos de três cosmonautas russos na nave espacial tripulada estadunidense Crew Dragon e três astronautas estadunidenses na nave espacial tripulada russa Soyuz MS.
Anteriormente, sob este acordo, a cosmonauta russa Anna Kikina viajou a bordo de uma nave espacial norte-americana para a EEI. Ela está agora em órbita como parte da 68ª tripulação internacional da EEI. Além dela, os americanos Nicole Mann, Josh Cassada e Frank Rubio, o astronauta japonês Koichi Wakata e os russos Sergei Prokopyev e Dmitry Petelin vivem e trabalham a bordo da estação.