Núcleo de aglomerado de galáxia massivo é revelado em detalhes a 3,2 bilhões de anos-luz (FOTO)
© Foto / ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus & A. Evans Agradecimento: R. ColombariAs duas galáxias na IC 1623 estão mergulhando uma na outra em um processo conhecido como fusão de galáxias
© Foto / ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus & A. Evans Agradecimento: R. Colombari
Nos siga no
O Telescópio Espacial James Webb registrou o aglomerado de galáxia massivo RX J2129, com a ajuda de sua lente gravitacional.
A observação contém três diferentes imagens da mesma galáxia hospedando uma supernova, revelando o rastro de luz passando por ela ou através dela.
A galáxia RX J2129 está localizada a 3,2 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Aquário.
Supernovas como esta sempre produzem um brilho constante, que pode permitir que os especialistas compreendam o quão forte o aglomerado de galáxia RX J2129 está ampliando os objetos ao fundo, bem como o quão massivo ele é.
© Foto / ESA/Webb, NASA & CSA, P. Kelly O Telescópio Espacial James Webb registrou o aglomerado de galáxia massivo RX J2129, com a ajuda de sua lente gravitacional
O Telescópio Espacial James Webb registrou o aglomerado de galáxia massivo RX J2129, com a ajuda de sua lente gravitacional
© Foto / ESA/Webb, NASA & CSA, P. Kelly
A imagem ainda revela estrelas e galáxias, a maioria avermelhada e espalhada através da escuridão espacial.
Também é possível observar no canto superior direito uma grande galáxia elíptica cercada por diversas pequenas galáxias em um aglomerado.
Estas galáxias têm um centro brilhante e um brilho branco difuso ao seu redor, além de imagens distorcidas e arcos em sua volta.