- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata: Ocidente busca minar segurança na Ásia-Pacífico e criar novo sistema com base na OTAN

© AP Photo / Lee Jin-manO porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan é escoltado ao chegar a Busan, Coreia do Sul, em 23 de setembro de 2022. A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção às águas do leste, 6 de outubro de 2022
O porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan é escoltado ao chegar a Busan, Coreia do Sul, em 23 de setembro de 2022. A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção às águas do leste, 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2023
Nos siga no
O Ocidente busca minar a estrutura de segurança e cooperação estabelecida na região da Ásia-Pacífico, propondo em vez disso um novo sistema com a OTAN em sua base, enquanto o aparecimento da Aliança Atlântica na região não traz aspectos positivos, disse em entrevista à CCTV o embaixador russo na China Igor Morgulov.
"Tenho repetidamente expressado perplexidade por a OTAN estar indo para a região da Ásia-Pacífico. Na cúpula de Madri de junho do ano passado, a Aliança do Atlântico Norte anunciou oficialmente que a sua área de responsabilidade é agora global. Isso levanta muitas questões para nós", declarou o diplomata.
Ele observou que "após o fim da Guerra Fria" a região Ásia-Pacífico se desenvolveu seu próprio sistema de segurança regional bastante estável, baseado em mecanismos centrados na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, durante briefing diário em Pequim, 24 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Panorama internacional
Mentalidade de Guerra Fria levará a novos conflitos, adverte MRE chinês
"Surge uma pergunta legítima: por que o bloco militar da OTAN está se lançando para um lugar onde já existe uma arquitetura de segurança estabelecida que serve os interesses de todos os países da região", ressaltou Morgulov.
O diplomata observou que isso "muitas vezes acontece com os nossos 'parceiros' ocidentais: enquanto estão satisfeitos com um certo sistema ou certas regras criadas por eles mesmos, eles estão prontos a segui-las".
Ele acrescentou que, "em essência, eles agora estão trabalhando para minar a estrutura de segurança e cooperação baseada na ASEAN, propondo em vez dela um novo sistema baseado na OTAN ou em mecanismos semelhantes aos da Aliança".
Segundo Morgulov, "isso não trará nenhum benefício para a segurança da região, o que sabemos pela nossa própria experiência de relações com o bloco na Europa, um bloco que não é defensivo, mas militar".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала