- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Investigadores identificam como supostamente ucraniana embarcação usada em sabotagem do Nord Stream

© AP Photo / Efrem LukatskyA maior bandeira da Ucrânia está hasteada a cerca de 90 metros acima da cidade, pois foi instalada na véspera do Dia da Bandeira do Estado, com o Monumento à Pátria Mãe no centro, em Kiev, Ucrânia, sábado, 22 de agosto de 2020
A maior bandeira da Ucrânia está hasteada a cerca de 90 metros acima da cidade, pois foi instalada na véspera do Dia da Bandeira do Estado, com o Monumento à Pátria Mãe no centro, em Kiev, Ucrânia, sábado, 22 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2023
Nos siga no
Segundo investigação, empresa dona do barco se encontra na Polônia, mas pertence a dois ucranianos. Equipe que ajudou na sabotagem contava com seis pessoas, cinco homens e uma mulher.
A embarcação seria um iate alugado de uma empresa sediada na Polônia, que aparentemente pertence a dois ucranianos. Neste iate haveria uma equipe de seis pessoas, acredita-se que sejam cinco homens e uma mulher, de acordo com a publicação do jornal alemão Die Zeit nesta terça-feira (7).
O grupo, que incluía um capitão, dois mergulhadores, dois assistentes de mergulho e uma médica, supostamente entregou os explosivos na cena do crime e os plantou nos gasodutos, diz a mídia. A nacionalidade dos suspeitos parece não ser clara, uma vez que eles tinham passaportes falsificados profissionalmente, que teriam sido usados, em particular, para alugar um barco.
Ao mesmo tempo, segundo a publicação, os investigadores ainda não encontraram nenhuma evidência de quem ordenou as explosões.

Também hoje (7) mais cedo o jornal The New York Times escreveu, citando autoridades americanas, que um relatório da inteligência dos EUA sugeria que algum tipo de grupo pró-ucraniano havia realizado os ataques ao Nord Stream.
Vista aérea do vazamento de gás no trecho do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) perto da ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 27 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2023
Panorama internacional
NYT: inteligência dos EUA sugere que sabotadores do Nord Stream podem pertencer a grupo pró-Ucrânia
A chancelaria russa se posicionou nesta terça-feira (7) sobre os últimos acontecimentos e disse que vazamentos para a mídia ocidental sobre ataques terroristas no Nord Stream "são feitos por aqueles que não querem conduzir investigação no campo jurídico", e instou a países do Ocidente envolvidos que "respondam aos pedidos oficiais de Moscou".
O relatório da inteligência norte-americana com novas informações vem a público após nova visita do chanceler alemão Olaf Scholz à Casa Branca, que ocorreu na última sexta-feira (3).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала