- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialista: desejo dos EUA de que TPI processe Rússia demonstra duplicidade de critérios

© Sputnik / Aleksei VitvitskyPrédio do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos, em 9 de novembro de 2018
Prédio do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos, em 9 de novembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Nos siga no
O desejo dos EUA de que o Tribunal Penal Internacional (TPI) julgue a Rússia por supostos crimes de guerra na Ucrânia demonstra duplicidade de critérios, diz o ex-deputado do parlamento alemão e jornalista Armin-Paul Hampel.

"As relações entre os EUA e o TPI, estabelecido pela ONU em 1998, são de total hipocrisia. Os EUA não reconhecem o tribunal, nem a China, Rússia ou Israel, mas a tentação da administração Biden de fornecer informações ao tribunal para que o TPI julgue a Rússia por supostos crimes dela na Ucrânia é grande. A América protege seus militares e civis, mas quer que o tribunal julgue os militares russos [...] Quão justo é isso?", questiona Hampel em conversa com a Sputnik.

O especialista observa que os EUA proíbem o TPI de julgar cidadãos norte-americanos, e o Exército está até autorizado a usar a força militar para libertar americanos que são detidos pelo tribunal.
Combatentes do batalhão Azov prestam juramento em Kiev antes de serem enviados a Donbass, julho de 2014   - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2023
Panorama internacional
Militantes ucranianos montaram câmara de tortura no aeroporto de Mariupol, revela comitê russo
Como exemplo, Hampel citou um caso em setembro de 2018 quando o TPI em Haia iniciou uma investigação sobre soldados estadunidenses que serviam no Afeganistão, mas Washington ameaçou os juízes e procuradores do tribunal com sanções se eles iniciassem o procedimento.

"Depois do massacre em My Lai no Vietnã realizado por soldados americanos e das torturas na prisão de Abu Ghraib no Iraque, o mundo inteiro sabe que o Exército norte-americano comete atrocidades, mas acredito que o Pentágono nunca permitirá que o tribunal processe os americanos [...] A abordagem unilateral de Washington torna qualquer decisão do TPI pelo menos questionável", disse Hampel.

Ele apontou também que isto levanta a questão dos crimes cometidos por militares ucranianos, mas os EUA e seus aliados parecem ignorar isso.
Soldados dos EUA ficam de guarda durante a cerimônia de entrega do aeródromo Qayyarah às forças de segurança iraquianas, no sul de Mossul, no Iraque - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2023
Panorama internacional
Parlamentar europeia sugere criação de tribunal para crimes de guerra dos EUA
Anteriormente, o The New York Times informou que o Pentágono bloqueia a transferência de material para o TPI sobre supostos crimes cometidos pelos militares russos na Ucrânia, temendo que os próprios americanos tenham que responder a tais acusações.
O Ministério das Relações Exteriores russo disse à Sputnik que o Ocidente tenta encobrir seu envolvimento em crimes de guerra na Ucrânia, iniciando a criação de um tribunal que não vai ter jurisdição sobre a Rússia.
O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, salientou que a Rússia rejeita categoricamente as acusações de Kiev sobre alegados crimes de guerra na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала