- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel pode atacar o Irã se o nível de enriquecimento de urânio do país exceder 60%, aponta jornal

© AP Photo / Go Bum-jun / F-16Caça norte-americano modelo F-16 está entre uma das novas aquisições da Força de Defesa de Israel (imagem de arquivo)
Caça norte-americano modelo F-16 está entre uma das novas aquisições da Força de Defesa de Israel (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2023
Nos siga no
O governo israelense teria informado os EUA e vários países europeus que poderia lançar um ataque militar contra o Irã se Teerã exceder o nível de enriquecimento de urânio de 60%.
Citando altos funcionários israelenses, o jornal Axios informou que Israel não quer definir o nível de enriquecimento de urânio em 90% como uma "linha vermelha" acreditando que o Irã sentirá que pode começar a enriquecer e estocar urânio a um nível ligeiramente abaixo do necessário para produzir uma arma nuclear.
"Os iranianos incorporaram totalmente nossa posição e sabem qual é a nossa linha [vermelha]," disse o oficial citado pela mídia.
De acordo com a mídia, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pediu ao secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, para acelerar a entrega das aeronaves de reabastecimento KC-46 e de aeronaves estratégicas de transporte militar, que foram compradas por Tel Aviv no ano passado, para preparar uma possível ação militar contra o Irã.
Israel quer receber pelo menos uma aeronave até final de 2024; no entanto, Austin teria dito a Netanyahu que seria difícil para Washington acelerar as entregas por causa das necessidades militares dos EUA.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu participa da reunião semanal do gabinete, em Jerusalém, em 3 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Panorama internacional
Netanyahu: ameaça do uso da força é a melhor garantia para regular as ambições nucleares do Irã
Vale destacar que o anterior governo israelense fez o mesmo pedido a Austin, que por sua vez disse que seria "difícil" acelerar tal entrega à luz dos atuais estoques de armas dos EUA.
Israel tem repetidamente expressado preocupações sobre qualquer nível de urânio enriquecido mantido pelo Irã, afirmando que Teerã estaria à beira de poder produzir armas nucleares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала