- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Blinken chama propostas de cessar-fogo na Ucrânia de 'armadilha cínica'

© AP Photo / Manuel Balce CenetaAntony Blinken durante coletiva de imprensa com o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly. Washington, EUA, 17 de janeiro de 2023
Antony Blinken durante coletiva de imprensa com o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly. Washington, EUA, 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Nos siga no
O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken disse que as propostas para um cessar-fogo imediato na Ucrânia poderiam ser uma "armadilha cínica" que congelaria o conflito.
As autoridades norte-americanas não fazem segredo de sua atitude negativa em relação ao plano de paz chinês, que inclui um cessar-fogo entre a Rússia e Ucrânia.

"Portanto, o que parece ser atraente na superfície – quem não queria que os canhões ficassem em silêncio – também pode ser uma armadilha muito cínica, da qual temos de ter muito, muito cuidado", disse Blinken durante uma reunião virtual com colegas estrangeiros sobre as perspectivas de uma "paz justa e duradoura na Ucrânia".

Fuzileiros navais da Frota do Mar Negro abrem fogo contra posições ucranianas durante operação especial - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2023
Panorama internacional
Proposta da China para solução da crise ucraniana tem 'elementos positivos', diz Blinken

"Acho que todos nós temos que estar muito atentos e tomar cuidado com o que pode parecer bem intencionado: esforços, por exemplo, para pedir cessar-fogo, o que potencialmente teria o congelamento efetivo no lugar do conflito", acrescentou o secretário de Estado.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse que Kiev aprecia iniciativas de paz propostas por outros países, mas o povo ucraniano, segundo ele, só aceitaria a paz se ela garantisse "a retirada completa das tropas russas e a restauração da integridade territorial de nosso país dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas".
Tanques de combate de Abrams da 4ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA, a 3ª Brigada de Combate da Equipa, do 68º Armamento do Regimento e do 1º Batalhão de vagões chegam à estação ferroviária de Gaiziunai a cerca de 110 km a oeste da capital Vilnius, Lituânia - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Panorama internacional
Gastos militares dos EUA não têm nada a ver com defesa, são ofensivos, diz ativista antiguerra

Operação especial na Ucrânia

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
Durante a operação, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Mariupol, bem como a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.
De 23 a 27 de setembro, a RPD, RPL e regiões de Kherson e Zaporozhie realizaram referendos sobre a adesão à Rússia, com a maioria da população votando a favor. Em 30 de setembro, durante uma cerimônia no Kremlin, o presidente russo assinou os acordos sobre a integração das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie à Rússia.
Após aprovação por ambas as câmaras do parlamento russo, os acordos foram ratificados por Putin no dia 5 de outubro.
Militares russos durante operação especial na área de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Operação militar especial russa
398º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала