- Sputnik Brasil, 1920
Multimídia
Quando uma imagem vale mais que mil palavras. Saiba o que acontece no mundo a partir de uma perspectiva mais visual com galerias de fotos, infográficos e outros conteúdos multimídia da Sputnik.

Por que se utiliza urânio empobrecido em munições?

Nos siga no
Recentemente, a vice-ministra da Defesa britânica, Annabel Goldie, anunciou que o Reino Unido vai fornecer à Ucrânia munições contendo urânio empobrecido e provocou discussões de que isso levaria a uma escalada bélica e a ameaças à população civil.
Vale ressaltar que as munições com urânio empobrecido não são reconhecidas como armas químicas pelas organizações internacionais e seu uso não é regulamentado ou proibido de alguma forma. Por ser um tipo de arma relativamente novo, não existe nenhum instrumento da Organização das Nações Unidas (ONU) que restrinja ou proíba seu uso.
No entanto, os projéteis são muito tóxicos. A poeira fina formada ao atingir o alvo entra no sistema respiratório humano e é muito prejudicial. A Sérvia, que foi bombardeada em 1999 inclusive com essas munições, é um exemplo dos efeitos deste tipo de projéteis. Centenas de crianças são diagnosticadas com tumores malignos todos os anos, e das 400 crianças que adoecem a cada ano cerca de 60 não podem ser salvas.
Confira no infográfico da Sputnik por que se utiliza urânio empobrecido em munições, os exemplos históricos de seu uso e os riscos que representa esse tipo de munições para a saúde.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала