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Alibaba quer lançar capacitação no interior do Brasil para agricultor vender produtos na plataforma
Alibaba quer lançar capacitação no interior do Brasil para agricultor vender produtos na plataforma
Sputnik Brasil
Empresa está em contato com governo para treinar agricultores do interior visando a venda de produtos brasileiros no site. Diversos produtos estão na... 02.04.2023, Sputnik Brasil
2023-04-02T12:15-0300
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Jack Ma, dono da gigante Alibaba, tem planos para o interior do Brasil. O bilionário já atua no país por meio da AliExpress e agora deseja ampliar sua presença. A ideia é virar uma opção de canal de vendas digital para pequenos e médios empreendedores nacionais, principalmente no setor da agricultura, segundo o jornal O Dia.A mídia relata que, atualmente, produtos como rochas ornamentais, mel, própolis (sobretudo orgânicos), nozes e castanhas, café e açaí, produtos mundialmente reconhecidos por terem boa safra no Brasil, são vendidos na plataforma, mas não por produtores brasileiros, e sim, por estrangeiros que colocam a bandeira do Brasil em seus anúncios. Por exemplo, o maior vendedor de açaí no Alibaba é belga.A Alibaba também diz que uma gama de produtos é apresentada como tendo saído de território brasileiro, mas na verdade não saem daqui. A empresa estima que o Brasil perca mensalmente cerca de R$ 50 milhões em vendas para o mercado chinês.Portanto, para mudar o contexto, a empresa busca uma parceria com o governo Lula para capacitar esses pequenos e médios produtores brasileiros a comercializarem diretamente seus produtos da plataforma.A ideia é replicar no Brasil o modelo do Taobao Villages, levando tecnologia para pequenos agricultores e cooperativas oferecerem produtos no e-commerce chinês. Eles seriam capacitados para exportar, se adaptar a peculiaridades do consumidor chinês e práticas de vendas.A empresa quer oferecer nesse convênio a capacitação de agricultores, como técnicas de marketing digital e gravação de vídeos para exibir os produtos. O México, por exemplo, já mandou empreendedores e autoridades locais para iniciar o processo. Cerca de 400 professores capacitam oito mil alunos que vão aos vilarejos repassar conhecimento aos produtores locais.Segundo a mídia, na semana em que Jack Ma retornou à China, executivos da empresa e uma delegação empresarial brasileira conversaram em Pequim. Liderada pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, a comitiva visitou as instalações do grupo na capital chinesa.
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Alibaba quer lançar capacitação no interior do Brasil para agricultor vender produtos na plataforma
12:15 02.04.2023 (atualizado: 12:26 02.04.2023) Empresa está em contato com governo para treinar agricultores do interior visando a venda de produtos brasileiros no site. Diversos produtos estão na plataforma com a bandeira do Brasil, mas não são vendidos por brasileiros ou saíram do país. O principal revendedor de açaí, por exemplo, é belga.
Jack Ma, dono da gigante Alibaba,
tem planos para o interior do Brasil. O bilionário já atua no país por meio da AliExpress e agora deseja ampliar sua presença. A ideia é virar uma opção de canal de vendas digital
para pequenos e médios empreendedores nacionais, principalmente no setor da agricultura,
segundo o jornal O Dia.
A mídia relata que, atualmente, produtos como rochas ornamentais, mel, própolis (sobretudo orgânicos), nozes e castanhas, café e açaí, produtos mundialmente reconhecidos por terem boa safra no Brasil, são vendidos na plataforma, mas não por produtores brasileiros, e sim, por estrangeiros que colocam a bandeira do Brasil em seus anúncios. Por exemplo, o maior vendedor de açaí no Alibaba é belga.
A Alibaba também diz que uma gama de produtos é apresentada como tendo saído de território brasileiro, mas na verdade não saem daqui. A empresa estima que o Brasil perca mensalmente cerca de R$ 50 milhões em vendas para o mercado chinês.
Portanto, para mudar o contexto, a empresa busca uma parceria com o governo Lula para capacitar esses pequenos e médios produtores brasileiros a comercializarem diretamente seus produtos da plataforma.
"Há produtos que poderiam estar no mercado e o agricultor recebendo a renda direta. A gente acredita muito nesse projeto para o Brasil. É sempre um modelo que passa pela parceria com o governo. É uma forma de promover desenvolvimento sustentável, de promover acesso de pessoas que estavam excluídas ao mercado, aumentar a renda e combate à pobreza", disse Felipe Daud, relações governamentais do Alibaba na América Latina citado pelo jornal.
A ideia é replicar no Brasil o modelo do
Taobao Villages, levando tecnologia para pequenos agricultores e cooperativas oferecerem produtos no e-commerce chinês. Eles seriam capacitados para exportar, se adaptar a
peculiaridades do consumidor chinês e práticas de vendas.
A empresa quer oferecer nesse convênio a capacitação de agricultores, como técnicas de marketing digital e gravação de vídeos para exibir os produtos. O México, por exemplo, já mandou empreendedores e autoridades locais para iniciar o processo. Cerca de 400 professores capacitam oito mil alunos que vão aos vilarejos repassar conhecimento aos produtores locais.
Segundo a mídia, na semana em que
Jack Ma retornou à China, executivos da empresa e uma delegação empresarial brasileira conversaram em Pequim. Liderada pelo presidente da
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil),
Jorge Viana, a comitiva visitou as instalações do grupo na capital chinesa.