Diplomata russo: Rússia e EUA estão em uma fase quente de conflito
© Sputnik / Gabinete de imprensa do Conselho da Federação / Acessar o banco de imagensVice-chanceler russo Sergei Ryabkov em reunião de comissão do Conselho da Federação que investiga a criação de laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia

© Sputnik / Gabinete de imprensa do Conselho da Federação
/ Nos siga no
A Rússia e os EUA estão agora em uma fase quente de conflito, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, à Sputnik na quarta-feira (5).
"Agora estamos na fase quente de conflito com os Estados Unidos. Estamos testemunhando o envolvimento direto desse Estado em uma guerra híbrida com a Rússia das mais diversas maneiras. Algumas formas desta guerra são simplesmente sem precedentes – elas simplesmente não existiam e não poderiam existir durante a outra Guerra Fria", disse o diplomata russo.
Ele também lamentou que haja "muitas conversas sobre a ameaça de conflito nuclear".
Segundo Ryabkov, "nossos adversários americanos" se comportam de modo "absolutamente imprudente" em muitos aspectos, enquanto a Rússia constantemente enfatiza que não pode haver vencedores em uma guerra nuclear, portanto, não pode ser desencadeada.
Ele acrescentou que os "adversários americanos [...] cegos por sua crença absolutamente absurda e infundada na capacidade de infligir uma derrota estratégica à Rússia, levantam dúvidas sobre suas capacidades cognitivas, sua adequação. É literalmente um jogo com o fogo".
O diplomata russo acredita que será um erro fatal para os Estados Unidos subestimar a determinação da Rússia de "tomar todas as medidas, usar todos os meios" quando é "atacada a soberania, a integridade territorial e o Estado da Rússia".
Antes, o diplomata disse que as relações entre a Rússia e os EUA haviam sido destruídas e tinham se aproximado do colapso. Moscou responsabiliza Washington por isso.