DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Recorde cósmico: galáxia mais distante do Universo é detectada pela 1ª vez (FOTO)

© Foto / PixabayBig Bang (ilustração)
Big Bang (ilustração) - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Nos siga no
Duas equipes internacionais de astrônomos relataram a descoberta de quatro galáxias distantes jamais vistas antes, que foram identificadas pelo Telescópio Espacial James Webb.
De acordo com os autores da descoberta, os sistemas estelares remontam ao período em que o Universo tinha apenas 2% de sua idade atual, entre 300 milhões e 500 milhões de anos depois do Big Bang.
A quatro galáxias pertencem à "época da reionização", quando supostamente surgiram as primeiras estrelas após o evento que originou o Universo.
A cientista do Instituto de Astrofísica de Paris Stephane Charlot, citada pela emissora NDTV, afirmou que JADES-GS-z13-0 é a galáxia mais distante da Terra já detectada, localizada a 33 bilhões de anos-luz, e o objeto mais distante já visto até hoje, bem como a mais antiga das quatro galáxias detectadas.
© NASA/ESA/CSAGaláxia JADES-GS-z13-0
Galáxia JADES-GS-z13-0 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Galáxia JADES-GS-z13-0
Isso porque a JADES-GS-z13-0 se formou apenas 320 milhões de anos depois da Grande Explosão.
Além disso, os especialistas confirmaram a existência do sistema solar JADES-GS-z10-0, cuja origem remonta a 450 milhões de anos depois do Big Bang.
Segundo Charlot, as galáxias recém-detectadas apresentam uma massa muito baixa, já que seu peso é de aproximadamente 100 milhões de massas solares, e eram consideravelmente ativas quanto à formação de estrelas na proporção relacionada à massa.
A revelação significa que há apenas 300 milhões de anos de história inexplorada do Universo entre estas galáxias e o Big Bang.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала