NASA alerta sobre 'monstro invisível' viajando a alta velocidade pelo espaço (VÍDEO, FOTO)
© Foto / NASA, ESA, Leah Hustak (STScI)Buraco negro supermassivo em movimento que pode ser aproximadamente 20 milhões de vezes mais massivo que o Sol
© Foto / NASA, ESA, Leah Hustak (STScI)
Nos siga no
A NASA alertou sobre a existência de um "monstro invisível" que está atravessando o espaço intergaláctico a alta velocidade.
Trata-se do buraco negro supermassivo em movimento que pode ser aproximadamente 20 milhões de vezes mais massivo que o Sol.
Especialistas detectaram que o fenômeno astronômico deixou um rastro de gás e estrelas ao longo de aproximadamente 200 mil anos-luz, o dobro do diâmetro da Via Láctea.
© Foto / NASA, ESA, Pieter van Dokkum (Yale); Image Processing: Joseph DePasquale (STScI)A NASA alertou sobre a existência de um "monstro invisível" que está atravessando o espaço intergaláctico a alta velocidade
A NASA alertou sobre a existência de um "monstro invisível" que está atravessando o espaço intergaláctico a alta velocidade
© Foto / NASA, ESA, Pieter van Dokkum (Yale); Image Processing: Joseph DePasquale (STScI)
De acordo com a NASA, isso se deve ao fato de o buraco negro estar empurrando o gás na sua frente para criar uma nova formação estelar ao longo de um corredor estreito, em vez de devorar as estrelas que se aproximam.
A agência também mencionou que o "monstro invisível" está localizado ao final da coluna de sua galáxia-mãe, com um "nó notavelmente brilhante" de oxigênio ionizado na ponta mais externa.
Por sua vez, os responsáveis pela descoberta sugeriram que esta condição pode ser ocasionada pelo gás que está sendo impactado e aquecido pelo movimento do objeto astronômico, ou por um disco de acreção em torno deste que está causando a radiação.