Irã e Venezuela firmam acordos de cooperação na área petrolífera
© AP Photo / Ariana CubillosCartazes com imagem do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo iraniano (à esquerda), e do falecido líder iraniano aiatolá Ruhollah Khomeini, na Feira de Ciências do Irã da Venezuela, em Caracas, Venezuela, 16 de setembro de 2022

© AP Photo / Ariana Cubillos
Nos siga no
Os dois países acabam de reforçar as atividades conjuntas em áreas como a reconstrução de campos petrolíferos e a exportação de condensados de petróleo e gás e produtos petrolíferos do Irã à Venezuela.
O Irã e a Venezuela assinaram novos documentos e memorandos de entendimento para reforçar a cooperação bilateral na área petrolífera, relatou no domingo (16) a agência iraniana Tasnim.
Durante sua visita a Caracas, Venezuela, Javad Owji, ministro do Petróleo do Irã, e Delcy Rodriguez, primeira vice-presidente da Venezuela, assinaram uma série de documentos de cooperação e memorandos de entendimento para reforçar a cooperação bilateral nos setores da indústria petrolífera.

16 de novembro 2022, 04:10
As áreas incluem o desenvolvimento de campos petrolíferos, renovação de refinarias e complexos petroquímicos e também o comércio de petróleo. Pedro Rafael Tellechea, ministro do Petróleo da Venezuela, e seu homólogo do Irã sublinharam a necessidade de maximizar a capacidade desses complexos.
Segundo os acordos, o Irã exportará serviços técnicos e de engenharia para a Venezuela, além de condensados de petróleo e gás e produtos petrolíferos.