Mídia: perda de Artyomovsk será 'um golpe psicológico' para forças ucranianas
© Sputnik / Yevgeny BiyatovCombatentes do Grupo Wagner preparam foguete antitanque guiado contra as posições das Forças Armadas da Ucrânia em Artyomovsk, foto publicada em 9 de abril de 2023
© Sputnik / Yevgeny Biyatov
Nos siga no
A inteligência americana está observando a situação em torno de Artyomovsk, cuja perda será para Kiev "um golpe psicológico", informou a revista Newsweek.
"A inteligência dos EUA está seguindo meticulosamente os combates em torno de Artyomovsk [Bakhmut, na denominação ucraniana], mapeando a disposição das tropas russas inclusive até trincheiras individuais e rastreando cada sinal eletrônico, desde celulares individuais até radares", escreve mídia.
Essa vista da cidade mostra como a cidade está "caindo lentamente em mãos russas".
De acordo com a edição, a perda de Artyomovsk será para a Ucrânia "um golpe psicológico, mas a cidade não é vital para a guerra em geral".
Artyomovsk está localizada ao norte de Gorlovka. É um importante centro de transporte para os suprimentos do agrupamento ucraniano em Donbass. Há mais de seis meses que decorrem combates ferozes pela cidade.
No início da semana passada, o fundador do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse que 80 por cento de Artyomovsk, incluindo todos os centros administrativos e fábricas, está sob o controle de unidades russas. Ao mesmo tempo, na quinta-feira (13) ele disse que é muito cedo para falar sobre o cerco completo da cidade.