Suécia lança foguete de pesquisa e atinge Noruega acidentalmente; Oslo critica condução do caso
© AFP 2023 / Marc PeelLançamento do foguete suborbital "SubOrbital Express 3" do Centro Espacial Esrange em Jukkasjärvi, norte da Suécia. - "SubOrbital Express 3" carregava carga útil para experimentos científicos "para investigar tudo, desde células-tronco para pesquisa de diabetes até pesquisa de partículas que fornecerão respostas sobre a origem dos planetas", de acordo com a estatal Swedish Space Corporation (SSC), 23 de novembro de 2022
© AFP 2023 / Marc Peel
Nos siga no
Um foguete de pesquisa lançado do Centro Espacial Esrange pela Corporação do Espaço Sueco (SSC, na sigla em inglês) na manhã de segunda-feira (25) apresentou defeito e pousou a 15 quilômetros dentro da vizinha Noruega.
O foguete atingiu uma altitude de 250 quilômetros, onde experimentos foram realizados em gravidade zero, segundo a Reuters.
"Ele pousou nas montanhas a 1.000 metros de altitude e a 10 quilômetros do assentamento mais próximo", disse Philip Ohlsson, chefe de comunicações do SSC, à mídia.
O trabalho de recuperação da carga está em andamento e uma investigação está sendo iniciada para determinar os detalhes técnicos por trás da rota de voo não planejada, complementou Ohlsson.
Entretanto, a chancelaria da Noruega, através de um porta-voz do órgão enviado à Reuters, disse que "as autoridades norueguesas levam muito a sério qualquer atividade não autorizada no lado norueguês da fronteira".
"No caso de qualquer violação de fronteira, os responsáveis devem informar imediatamente as autoridades norueguesas relevantes, que incluíam o Ministério das Relações Exteriores, através dos canais adequados […]. O ministério não recebeu uma notificação formal do incidente das autoridades suecas", acrescentou.
Ao mesmo tempo, o porta-voz também disse que o trabalho em território norueguês para resgatar qualquer destroço "também exigia consentimento prévio".