Reino Unido vai entregar sistemas de defesa antiaérea para Polônia no valor de £ 1,9 bilhão

© FotoO Sky Sabre é a versão terrestre da série CAMM (sigla em inglês para Míssil Modular Antiaéreo Comum), de mísseis terra-ar das Forças Armadas britânicas, desenvolvidos pela MBDA
O Sky Sabre é a versão terrestre da série CAMM (sigla em inglês para Míssil Modular Antiaéreo Comum), de mísseis terra-ar das Forças Armadas britânicas, desenvolvidos pela MBDA - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Nos siga no
A empresa britânica MBDA fornecerá à Polônia mísseis antiaéreos e lançadores no valor de £ 1,9 bilhão (R$ 11,8 bilhões) como parte da modernização de sua força de defesa antiaérea, informa o comunicado da MBDA.

"No total, a MBDA fornecerá mísseis e lançadores de mísseis avaliados em £ 1,9 bilhão para apoiar a modernização e a criação pela Polônia de um total de 22 baterias de defesa antiaérea do [programa] PILICA+, tornando-o o maior programa europeu da OTAN de aquisição de defesa antiaérea de curto alcance", diz o comunicado.

Segundo a empresa, se trata de mísseis antiaéreos CAMM e lançadores Launcher.
Sistemas de mísseis antiaéreos S-300 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Operação militar especial russa
Vem à tona desespero da Ucrânia diante do esgotamento de seus mísseis de defesa antiaérea soviéticos
Também o ministro da Defesa Nacional da Polônia, Mariusz Blaszczak, confirma no Twitter o fechamento do contrato.

"Mais um passo no programa PILICA+. Foram assinados contratos para a entrega de lançadores Launcher e mísseis CAMM, bem como sistemas de mísseis antiaéreos e artilharia PSR-A PILICA. Isso representa um grande salto na capacidade de abater alvos aéreos e o aumento das capacidades da defesa antiaérea polonesa", escreveu ele.

O Ministério da Defesa do Reino Unido descreveu o custo do acordo como "recorde", destacando que é "um dos maiores acordos bilaterais europeus de defesa antiaérea na OTAN".

"Os mísseis sofisticados podem ser utilizados para proteger ativos de alto valor, como forças militares instaladas ou infraestruturas nacionais essenciais [...] O sistema pode atacar alvos aéreos e mísseis avançados a até 25 km de distância e é capaz de atingir um objeto do tamanho de uma bola de tênis que viaja além da velocidade do som", afirma o comunicado do ministério sobre o acordo.

O acordo tem como objetivo fortalecer as capacidades de defesa antiaérea da Polônia e aumentar a cooperação entre as indústrias de defesa dos dois países, informou o Ministério da Defesa britânico.
Sistema de defesa aérea Patriot - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Panorama internacional
Alemanha removerá defesa antiaérea das fronteiras orientais de Polônia e Eslováquia até fim do ano
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала