Militares iranianos desembarcam no golfo de Omã em petroleiro que seguia rumo aos EUA (VÍDEO)
04:55 29.04.2023 (atualizado: 04:56 29.04.2023)
© AP Photo / Exército do IrãImagem de vídeo divulgado em 13 de janeiro de 2021 pelo Exército iraniano mostra helicóptero pousando no navio de logística Makran durante exercício da Marinha no golfo de Omã
© AP Photo / Exército do Irã
Nos siga no
Na quinta-feira (27) o Irã apreendeu um petroleiro errante após ele colidir com um barco de pesca iraniano e tentar fugir do local um dia antes.
Os militares dos EUA confirmaram que as forças iranianas apreenderam um navio petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall fretado pela empresa Chevron que transportava petróleo bruto do Kuwait para o Texas.
"Advantage Sweet foi apreendido pela Marinha da República Islâmica do Irã enquanto transitava em águas internacionais no golfo de Omã. O petroleiro emitiu um pedido de socorro durante a apreensão. A 5ª Frota dos EUA está monitorando a situação", disse em comunicado Comando Central (CENTCOM, na sigla em inglês) dos EUA.
A mídia iraniana mais tarde postou imagens da operação para apreender o navio, mostrando comandos iranianos com armas automáticas descendo de um helicóptero por uma corda para o convés do petroleiro.
Iranian television has published a video about the seizure of the Advantage Sweet tanker by the Iranian Navy.
— 301 Military (@301military) April 28, 2023
The tanker was sailing under the flag of the Marshall Islands and was detained in the waters of the Gulf of Oman yesterday. pic.twitter.com/kYMlVQiExt
Mais detalhes surgiram relativamente a apreensão do petroleiro Advantage Sweet pelo Irã. De acordo com a mídia estatal iraniana, o petroleiro parece ter colidido com um barco iraniano, provocando desaparecimento de duas pessoas e deixando vários feridos.
O comandante do CENTCOM, Michael Kurilla, disse que a detenção do petroleiro foi uma violação "da ordem internacional baseada em regras" pelo Irã.
Entretanto, os EUA evitaram mencionar as alegações do lado iraniano de que o petroleiro Suezmax havia colidido com um barco de pesca iraniano, ferindo vários tripulantes e deixando outros dois desaparecidos antes de abandonar o local do acidente.