SpaceX lançou seu foguete Falcon Heavy com vários satélites a bordo (VÍDEO)
04:22 01.05.2023 (atualizado: 04:26 01.05.2023)
© AP Photo / Joel KowskyUm foguete da SpaceX Falcon 9 com a nave espacial Dragon, no topo é visto ao pôr do sol na plataforma de lançamento no Complexo de Lançamento 39A enquanto prosseguem os preparativos para a missão Tripulação-6, no sábado, 25 de fevereiro de 2023, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
© AP Photo / Joel Kowsky
Nos siga no
A empresa de Elon Musk realizou mais um lançamento neste domingo (30) a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA. Após três adiamentos, devido a condições climáticas desfavoráveis, a decolagem foi bem-sucedida na tarde de 30 de Abril.
O objetivo da missão era colocar em órbita satélites das companhias norte-americanas de telecomunicações Astranis, Viasat e Gravity Space, segundo um comunicado da empresa pertencente ao segundo homem mais rico do mundo.
Liftoff! pic.twitter.com/EQMJRunDXH
— SpaceX (@SpaceX) May 1, 2023
Decolar!
Os satélites atingiram a órbita geoestacionária, ou seja, a 35 mil quilômetros de altitude sobre linha equatorial, umas cinco horas depois da decolagem.
A carga principal é o satélite Viasat-3 Americas, de cerca de 5.400 kg de peso, quase do tamanho de um ônibus escolar, fabricado pela empresa de comunicações Viasat.
Spectacular twilight liftoff of Falcon Heavy from Cape Canaveral, Florida with the ViaSat-3 Americas mission pic.twitter.com/80kBNIBV1q
— John Kraus (@johnkrausphotos) May 1, 2023
Decolagem espetacular do Falcon Heavy do Cabo Canaveral, Flórida, com a missão Viasat-3 Americas.
No passado dia 28 de abril, quando faltavam apenas 59 segundos para o lançamento, o centro de comando da SpaceX decidiu abortar a decolagem por motivos que não foram informados, enquanto o adiamento nas ocasiões anteriores havia sido atribuído ao mau tempo.